domingo, 27 de fevereiro de 2011

REFLEXÃO DOMINICAL

Às vezes pensamos que temos problemas, mas esquecemos de olhar ao nosso redor...
(Luiza Pinto Moura)

PARAFRASEANDO OS IRMÃOS GRIMM - OS TRÊS DESEJOS


Quando criança gostava muito de ler jornais e revistais: O cruzeiro, Recreio e também o Diarinho, principalmente o Cantinho da Tia Lola. Recordo-me bastante de uma Revista Publicação da Abril Editora - Os Três Desejos(Ainda hoje guardo a revistinha , isso há mais de quarenta anos!), quero recontá-la para que muitos possam ver o quanto o ser humano se prende a coisas tão banais, esquecendo que essencial é saúde e muito amor para viver com dignidade. Dinheiro? Lógico que esse é muito bom quando bem administrado.

Era uma vez um lenhador que morava com a esposa em uma casinha humilde em uma montanha, perto do paraíso. Em um certo dia ao voltar da labuta, chegando a cozinha da sua casa a esposa estava a preparar o jantar. Então lhes aparece um gênio que lhes oferece Três Desejos. O marido pede uma linguiça. A mulher fica zangada e começa a reclamar, dizendo que que ele era um bobo que eles poderiam ter pedido fortuna, roupas, joias e muito mais... Naquela discussão ele simplesmente disse:
-Tomara que esta linguiça tome o lugar do seu nariz! Tal qual foi o espanto, aconteceu...E a mulher chorava;
- Ai, ai nunca mais terei meu nariz de volta - ele muito assustado a abraçou e disse-lhe:
-Não chore podemos pedir ouro, joias, bastante comidas, muitas roupas, carros e muito outras coisas, assim seremos felizes.
Ela respondeu:
-Só quero meu nariz de volta - imediatamente ela ficou normal, a linguiça pulou para frigideira.
Eles se abraçaram e foram felizes para sempre.

MORAL: Nem sempre somos felizes com o que temos

(Luiza Pinto Moura, Memórias,Fevereiro 2011)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

FILHOS SÃO COMO NAVIOS - IÇAMI TIBA


O grande ensinamento educativo é que a criança pode fazer simplesmente o que tem vontade, mas deve administrar essa vontade.

Quem ama, educa. E tem de educar a vontade para proteger e dar condições para que a criança cuide de sua própria segurança.

O lugar mais seguro para o navio ficar é no porto. Mas essa não é a finalidade para a qual foi construído, o mundo é pequeno.

Os pais são um porto seguro para seus filhos até que eles se tornem independentes. Embora possam pensar que o lugar mais seguro para às crianças é junto deles, os filhos devem ser preparados para navegar mar adentro, enfrentando bom e mal tempo para atingir seus objetivos. A criança deve ser educada e preparada para ser seu próprio porto seguro. Assim, o mundo também será pequeno para ela, porque mais amplos serão seus horizontes...

Nem sempre os navios vão para os lugares que seus fabricantes imaginaram. Ninguém pode garantir que caminho o filho vai seguir, mas seja onde for, deve levar dentro dele valores como : ética, humildade, humanidade, honestidade, disciplina e gratidão, dispondo-se a aprender sempre e transmitir o que puder com vistas a estabelecer relacionamentos integrais com todas as pessoas, independentemente de sua origem, cor, credo. e condições socioeconômicas e culturais.

O filho nasceu dos pais, mas é um cidadão do mundo.

(Içami Tiba)

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Brinde da Celebração


Brindemos a fraternidade, a união, a grandeza de Deus
e a felicidade em estarmos juntos

Brindemos a amizade e a esperança de dias melhores

Brindemos pelo nosso dia, pelo espaço alcançado, pelos nossos alunos... enfim pelas nossas vidas

Brindemos pelas vitórias, pelos nossos familiares e pelas oportunidades aos longos dos tempos

Brindemos por um sorriso que é contagiante e nos faz bem...SEMPRE...sorri

Brindemos por um sorriso que é um convite a alegria e nos faz bem... SEMPRE sorri

Brindemos por um abraço, um sorriso ao nosso trabalho e
ao amor que nos une e nos faz bem...
SEMPRE... sorri...

Brindemos...

(Luiza Pinto Moura, Novembro 2010)

Calendário de mobilização 2011 é aprovado em assembleia

Notícias - Destaque
Escrito por Mellyna Reis
Seg, 14 de Fevereiro de 2011 14:57

Os trabalhadores em educação da rede estadual aprovaram no final da manhã desta segunda-feira (14), o calendário de mobilização da Campanha Salarial Educacional 2011.

Durante a primeira assembleia geral do ano, no Teatro Boa Vista, a mesa composta pelo presidente do Sintepe, Heleno Araújo, e pelas diretoras da Secretaria Geral, Valéria Silva e Marinalva Lourenço, apresentou as propostas que foram discutidas, na semana passada, pelos demais integrantes da direção.

Foi aprovada a realização do 8º Congresso Estadual do Sintepe, de 30 de março a 2 de abril, cujas eleições para delegados começam nesta terça-feira (15).

O sindicato vai encaminhar aos parlamentares e à imprensa o resultado de uma pesquisa sobre a situação da educação estadual, já iniciada com os representantes setoriais da entidade. O Sintepe também convocará a comunidade escolar para participar da 3ª Marcha em Defesa do Piso e Carreira da Educação Pública.

Devido às denúncias sobre as ameaças diversas cometidas por gestores, a vice-presidente da entidade, Antonieta Trindade, sugeriu que a categoria esteja sempre munida dos Estatutos do Magistério e do Servidor Público para confrontar os abusos e ter seus direitos assegurados. "Estamos numa situação onde nosso maior inimigo é o medo no ambiente de trabalho. Mas, o medo em excesso é uma patologia e precisa de tratamento", alertou.

A direção ainda explicou que o trabalho da Comissão para revisar o Plano de Cargos e Carreiras ainda não foi concluído e, por isso, as reuniões do grupo estão mantidas. Entretanto, duas rodadas de negociação, geral e específica, já foram agendadas para este mês e março. No próximo dia 28, haverá plenárias nas escolas para levantar as reivindicações que irão compor a pauta que será apresentada ao governo.

O presidente do sindicato, Heleno Araújo, avaliou como positivo o primeiro encontro dos trabalhadores e espera o envolvimento de toda a classe nas mobilizações programadas para o semestre. "O consenso que conseguimos nos encaminhamentos fortalece a luta da categoria", observa.

CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO

Fevereiro (durante todo o mês) Pesquisa sobre a situação das escolas da rede estadual
16/02 – Reunião da Mesa Específica de Negociação dos Trabalhadores em Educação do Estado
De 15 a 28/02 Eleição dos Delegados para o Congresso do Sintepe (nos locais de trabalhos)
28/02 Plenária em todas as escolas para definir a pauta de reivindicações da Campanha Salarial Educacional 2011
04/03 – Mesa Geral de Negociação dos Servidores do Estado
04/03 Carnaval Sintepe com o tema “Balança que o Piso sobe”
De 30/03 a 02/04 8º Congresso do Sintepe
10/04 Entrega da pauta de reivindicações ao governo
Sem data definida Entrega do documento sobre a situação da educação estadual aos deputados estaduais federais de Pernambuco
1/03 Término do prazo de entrega da ata da eleição dos delegados
18/03 Plenária dos Funcionários da Educação, às 9h, no auditório do Sintepe
Abril (sem data definida) 3ª Marcha Estadual e Nacional em Defesa do Piso e Carreira da Educação Pública
Sem data definida Plenária dos Professores de Educação Física com a presença de entidades governamentais e não-governamentais
Sem data definida Entrega de Moção à Executiva Nacional da CUT

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

NO COLÉGIO ÁGUIA DE BELO JARDIM, UM TESTEMUNHO


Há alguns anos fui convidada por uma mãe a participar do Dia das Mães no Colégio Águia, muitas apresentações, muita alegria e um jantar seria servido. Convite irrecusável.

Após ás apresentações pude ouvir um testemunho de um jovem engenheiro pelas graças alcançadas e persistência dos seus pais para a sua sobrevivência. Quando era uma criança, foi fazer uma expêriencia colocando a antena da televisão na tomada.(E que expêriencia, hein? - criança, qualquer descuido... estão "criando") Foi tomado de um grande choque que deixou grandes problemas de saúde. Os médicos fizeram tudo para que não acontecesse o óbito. Resumindo: esse jovem perdeu praticamente os dedos das mãos e teve muitas queimaduras.

No hospital recebeu a visita dos pais e o seu pai chorava muito, então ele disse-lhe:
- Não chora Beto, Roberto Carlos em um acidente perdeu uma perna e eu só um dedinho. Isso não vai impedir que eu seja tão famoso quanto ele. O pai, tentou engolir as lágrimas. Mas a situação do menino era preocupante....depois de algum tempo ele teve alta e voltou para casa.

Com o passar do tempo descobriu que gostava de cavalhada e pediu aos pais que comprasse um cavalo porque queria praticar tal esporte. Numa dessas corridas , ele sofreu um novo acidente e foi internado em estado grave em Maceió. Os pais mais uma vez estavam ali agoniados. E dentro desse hospital havia uma capela onde eles se dirigiram para conversar com Deus. Nos corredores encontraram uma pessoa que os convidou a Igreja Vale da Bênção, se não me falha à memória, e tornaram-se membros dessa Igreja, onde nas mãos do Senhor depositaram suas vidas e tribulações.

O tempo passou este menino, é hoje um dos melhore engenheiros que se possa imaginar.E naquele dia a família estava testemunhando a grandeza do amor de Deus em suas vidas.Isso lá no túnel das minhas memórias, acredito que já se passaram uns cinco anos que recebí esse presente lindo naquele Dias das Mães.

Às vezes , quando pensamos que tudo está perdido, Deus nos abre uma fresta para que possamos respirar, creio que tudo pode acontecer com veracidade a aqueles que crêem.Obrigada amiga, pela oportunidade de reencontrar-me comigo Muita Paz, bom inicio de semana...

(Luiza Pinto Moura, Memórias, Fevereiro ,2011)

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

SASSEPE - SAÚDE EM PERNAMBUCO? QUE PAÍS É ESSE?

Sou professora da Rede Pública de Ensino no Estado de Pernambuco - no Agreste. Estou a quinze dias sem voz, segundo a fonoaudióloga ;uma disfonia. (!) Consulta marcada pelo 08002817373, onde você fica mais de dez minutos ouvindo músicas internacionais para ser atendida. E com toda dificuldade fui ao otorrinolaringologista que apenas consultou e pediu que fosse feita uma vídeolaringoscopia, mas que eu podia voltar ao trabalho em outra função, pois só daria três dias de licença.Pasmem!

Ao procurar informações com a secretária, a mesma simplesmente respondeu-me que o plano não cobria, porém sem levantar a cabeça para olhar em minha direção. Disse-lhe que queria saber quanto custava fazê -lo particular.
-É cento e cinquenta, mas para a senhora que é do Sassepe fica por cento e vinte.
Ainda sem olhar em minha direção perguntei, murmurando o número de telefone da Clínica. Uma moça que aguardava atendimento ficou aflita pelo meu estado e escreveu na receita aquele número.

Então peguei uma moto-táxi e fui para agência do Sassepe, que mesmo em reforma a senhora que me atendeu, ligou para Recife e fez o contrato, mas que eu precisa ainda ligar para agendar numa Clínica ...lá em Olinda. Meu Deus, como ligar? Onde está a voz?

No dia seguinte, conseguir agendar para o dia 4 de Março...Ih! com serei atendida às onze horas, onde Olinda estará "Frevendo"? Então ligo para a secretária do médico-otorrino e ela marca o exame para o dia 22 de Fevereiro...particular em Caruaru mesmo

Professora, será que a senhora vai suportar até lá ficar muda- calada? Esse é nosso País , essa é a nossa bandeira...

Infelizmente alguns médicos não entendem que a situação dos profissionais da Educação de Pernambuco está precária...somente paguei vinte e um ano por um Plano que eu acreditava que valeria, mas se eu tivesse o conhecimento anterior a situação seria diferente, mas sou apenas professora e não fiz LIBRAS, seu Doutor!

Preciso urgente de resposta para a minha situação, pois quando procuramos tratar da Saúde, não tenho culpa se o governo não assume seus compromissos, estou buscando ajuda...
Quando eu era jovem tudo bem, agora que trabalhei tanto fico na deriva?

Cuidado, companheiro(a) a próxima vitima pode ser você!

SASSEPE, Bah!

(Professora Luiza Pinto Moura,
Escola Prof Donino - Pernambuco -AGRESTE CENTRO NORTE - NORDESTE - BRASIL)

UM HOMEM INTELIGENTE FALANDO DAS MULHERES

O desrespeito à natureza tem afetado a sobrevivência de vários seres e
entre os mais ameaçados está a fêmea da espécie humana.

Tenho apenas um exemplar em casa, que mantenho com muito zelo e dedicação, mas na verdade acredito que é ela quem me mantém. Portanto, por uma questão de auto-sobrevivência, lanço a campanha "Salvem às Mulheres!"

Tomem aqui os meus poucos conhecimentos em fisiologia da feminilidade a fim de que preservemos os raros e preciosos exemplares que ainda restam:

Habitat

Mulher não pode ser mantida em cativeiro. Se for engaiolada, fugirá ou morrerá por dentro. Não há corrente que as prenda e as que se submetem à jaula perdem o seu DNA. Você jamais terá a posse de uma mulher, o que vai prendê-la a você é uma linha frágil que precisa ser reforçada diariamente.

Alimentação correta

Ninguém vive de vento. Mulher vive de carinho. Dê-lhe em abundância. É coisa de homem, sim, e se ela não receber de você vai pegar de outro. Beijos matinais e um 'eu te amo’ no café da manhã as mantém viçosas e perfumadas durante todo o dia. Um abraço diário é como a água para as samambaias. Não a deixe desidratar. Pelo menos uma vez por mês é necessário, senão obrigatório, servir um prato especial.

Flores

Também fazem parte de seu cardápio – mulher que não recebe flores murcha rapidamente e adquire traços masculinos como rispidez e brutalidade.

Respeite a natureza

Você não suporta TPM? Case-se com um homem. Mulheres menstruam, choram por nada, gostam de falar do próprio dia, discutir a relação? Se quiser viver com uma mulher, prepare-se para isso.

Não tolha a sua vaidade

É da mulher hidratar as mechas, pintar as unhas, passar batom, gastar o dia inteiro no salão de beleza, colecionar brincos, comprar muitos sapatos, ficar horas escolhendo roupas no shopping. Entenda tudo isso e apoie.

Cérebro feminino não é um mito

Por insegurança, a maioria dos homens prefere não acreditar na existência do cérebro feminino. Por isso, procuram aquelas que fingem não possuí-lo (e algumas realmente o aposentaram!). Então, aguente,mais essa: mulher sem cérebro não é mulher, mas um mero objeto de decoração. Se você se cansou de colecionar bibelôs, tente se relacionar com uma mulher. Algumas vão lhe mostrar que têm mais massa cinzenta do que você. Não fuja dessas, aprenda com elas e cresça. E
não se preocupe, ao contrário do que ocorre com os homens, a inteligência não funciona como repelente para as mulheres.

Não faça sombra sobre ela

Se você quiser ser um grande homem tenha uma mulher ao seu lado, nunca atrás. Assim, quando ela brilhar, você vai pegar um bronzeado. Porém, se ela estiver atrás, você vai levar um pé-na-bunda.

Aceite: mulheres também têm luz própria e não dependem de nós para brilhar. O homem sábio alimenta os potenciais da parceira e os utiliza para motivar os próprios. Ele sabe que, preservando e cultivando a mulher, ele estará salvando a si mesmo.

- É, meu amigo, se você acha que mulher é caro demais, vire gay.

-Só tem mulher quem pode!

( Luiz Fernando Veríssimo)

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

FILHO INGRATO





Filho,
segue meus passos,
segura a minha mão.

Filho,
receba a tua
bênção,
ouça o teu coração.

Filho,
não desaponta a tua mãe,
aprenda a lição.

Filho,
não usa droga
e não mata o teu irmão.

Filho,
usa o perdão,
ponha Jesus no coração.

Filho,
afasta dos meus olhos essas lágrimas...
que dilaceram a alma e partem o coração

(Luiza Pinto Moura, Fevereiro, 2011)


O debate foi importante... Mas qual será a prática do governo?


Escrito por Assessoria de Imprensa
Seg, 14 de Fevereiro de 2011 13:02

Publicado nos jornais nos dias 13 e 14 de Fevereiro

No dia 10 de Fevereiro o Sintepe realizou em sua sede um debate sobre a desorganização da rede escolar, com a participação do secretário de Educação, Anderson Gomes. Na ocasião, o sindicato cobrou a revisão da Instrução Normativa nº 02/2011, que equivocadamente está sendo utilizada para fechamento indiscriminado de turmas e turnos escolares.

Foi ratificada a denúncia de que professores estavam sendo ameaçados de ficar sem salários por não estarem localizados, quando a responsabilidade foi da Secretaria.

Durante o debate ainda foi cobrado que o governo respeite a Lei do Piso na sua amplitude, com conclusão da reformulação do PCC, ampliação da aula atividade e valor do Piso. Além do fim do autoritarismo da secretaria de Educação e aos diversos abusos de diversas gerências Regionais.

Questionado, o secretário afirmou que "tem como meta concreta o que está na LDB", como valorização do trabalhador em educação. Em resposta, confirmou a posição do Sintepe de que nenhum professor ficará sem o salário por não estar localizado, pois localizar é responsabilidade da GRE.

Merece atenção a fala do secretário Anderson gomes ao afirmar que o governador não quer ser conhecido por pagar o pior salário do país. Contudo, não apontou para reconhecer o piso de R$ 1.597,87 definido pela CNTE, calculado de acordo com a lei em vigor.

A avaliação dos participantes é de que o debate foi importante. Porém, ninguém tem dúvidas: depender das proposições do governo está longe da educação pernambucana sair do patamar em que está.


http://www.sintepe.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1238:o-debate-foi-importante-mas-qual-sera-a-pratica-do-governo&catid=63:colunasemana

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Lei do Piso estabelece R$ 1.597,87 para professor com Magistério

Lei do Piso estabelece R$ 1.597,87 para professor com Magistério PDF Imprimir E-mail

Escrito por Anna Maria Salustiano
Qua, 09 de Fevereiro de 2011 15:06

De acordo com a Lei do Piso Profissional Nacional, a 11.738, os salários dos professores com Magistério devem ser reajustados a cada janeiro.

Este ano, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) o valor que deve ser pago é R$ 1.597,87.

O artigo 5° da Lei assegura o reajuste. "O piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica será atualizado, anualmente, no mês de janeiro, a partir do ano de 2009". No parágrafo único da mesma Lei está explícito: A atualização de que trata o caput deste artigo será calculada utilizando-se o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, definido nacionalmente, nos termos da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007.

Na opinião do presidente do Sintepe, Heleno Araújo “A valorização do profissional passa necessariamente pelo reajuste salarial. Continuaremos pressionando os representantes políticos para que a Lei seja cumprida”, pontuou.

No último dia 3 de janeiro, o Diário Oficial da União estabeleceu o valor anual que é investido no aluno, através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Para 2011, à quantia é de R$ 1.722,05.

http://www.sintepe.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1220:lei-do-piso-estabelece-que-professor-com-magisterio-deve-receber-r-159787&catid=40:noticias

TEMOR A DEUS E FELICIDADE NO LAR - SALMO 128


1- Bem aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos!
2- Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo irá bem.
3- tua esposa, no interior de tua casa será com a videira frutífera; teus filhos com rebentos da oliveira, à roda da tua mesa.
4- Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor!
5- O Senhor te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida,
6- vejas os filhos dos teus filhos.
Paz sobre Israel!

(Biblía Sagrada)

Criação Luiza Moura Eterna Aprendiz

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

QUEM CUIDA DAS SUAS PREGAS (CORDAS) VOCAIS ?

O QUE É BOM PARA SUA SAÚDE VOCAL?
  • Beber 7 a 8 copos de água por dia
  • Procurar atendimento especializado se usar a voz na profissão
  • Pastilhas, sprays ou medicamentos, só indicados por Médicos
  • Evitar automedicação e soluções caseiras (gengibre, romã, etc.)
  • Repouso da voz, após cada "apresentação" pública
  • Usar roupas leves e evitar refrigerantes, gorduras e condimentos
  • Realizar exercícios regulares de relaxamento, avaliações auditivas e fonoaudiológicas periódicas
  • Manter a melhor postura da cabeça e do corpo durante a aula, a fala ou o canto.

O QUE É MAU PARA A SUA SAÚDE VOCAL?

  • Fumo, álcool, drogas e poluição
  • Tossir, gritar muito ou pigarrear
  • Cantar ou gritar quando gripado
  • Falar em locais barulhentos (Olha o professor aí, gente...)
  • Mudanças bruscas de temperatura
  • Ambientes com muita poeira, mofo, cheiros fortes, especialmente se você for alérgico.


Rouquidão provocada por gripe ou resfriado pode ser tratada por um Médico clínico geral ou Pediatra. No entanto, se ela durar mais de 2 semanas ou se não tiver uma causa evidente, deverá ser avaliada por um especialista em voz: o Médico otorrinolaringologista (especialista em nariz, ouvidos e garganta).

Problemas com a voz são melhor conduzidos por um grupo de profissionais que inclua o Médico otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo.


http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/voz.htm

APÓS REUNIÃO COM SECRETÁRIO, PROFESSORES FALAM EM UM "NOVO PATAMAR DE DIÁLOGO"

Notícias - Saiu na mídia
Escrito por Assessoria de Imprensa
Sex, 11 de Fevereiro de 2011 15:00

Veículo: JC Online
Editoria: Blog de Jamildo
Publicado em: 10/02/2011


O presidente do Sintepe, Heleno Araújo Filho, deixou o auditório do sindicato, agora há pouco, com otimismo.

Segundo Heleno, a reunião com o secretário de educação, Anderson Gomes, teve "resultado positivo". Ainda de acordo com Heleno, as 24 reinvidicações feitas pelos sindicalistas foram ouvidas atentamente por Gomes.

Entre aquelas, a garantia de que os professores que tiveram suas turmas fechadas vão continuar recebendo o salário, sem descontos. Heleno afirma que o secretário desfez um ruído: gerentes regionais de ensino e diretores de escolas teriam dito que os professores sem turma ficariam sem receber, o que não deve proceder.

Já a vice-presidente do Sintepe, Antonieta Trindade, menciona outros avanços que devem se consolidar em breve. Trindade citou uma mudança na grade curricular (pela qual a disciplina de Educação Física seria integrada ao horário das outras aulas, o que reduziria as faltas).

Trindade também fez coro com Heleno e citou o reordenamento da rede (que deve realocar os professores sem turma) como uma medida razoável.

Outra reunião nestes moldes está prevista em dois meses. Já na semana que vem, diretores do Sintepe esperam se reunir com Gomes de novo, para esboçar um plano de ação.

Medidas à parte, vice e presidente mostraram entusiasmo com a abertura de um canal de diálogo - foi a primeira vez que um secretário de educação do governo estadual se reuniu com a categoria, de acordo com Heleno: "Sempre convidamos secretários que nunca apareceram", sublinhou, para em seguida completar: "Esse é um novo patamar de diálogo, que pode trazer negociações positivas".

Entre as medidas a serem adotadas pelo secretário estaria a implantação de uma central de atendimento, exclusiva para os professores.


Contatos

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco - SINTEPE
Rua General José Semeão, 39, Santo Amaro - Recife - PE
CEP: 50050-120
Telefones: (81) 2127 8866 / 2127 8876
E-mail: presidencia@sintepe.org.br - sintepe-pe@cnte.org.br
http://www.sintepe.org.br


domingo, 13 de fevereiro de 2011

REFLEXÃO DOMINICAL

"Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão" (Pv 17:17)

NOTAS DO BEM VIVER


Por maiores sejam os obstáculos, procura doar o melhor de ti, na execução das tarefas que te cabem.

Se erraste, recomeça.

Se caíres, pensa em tua condição de criatura humana, reajusta as próprias emoções e reergue-te para caminhar adiante.

Desânimo, em muitos casos, é a ausência de aceitação do que ainda somos, ante a pressa de ser o que outros, pelo esforço próprio nas estradas do tempo, já conseguem ser.

Coragem é a força que nasce da nossa própria disposição de aprender e de servir.

Não te ausentes dos próprios encargos.

Dever cumprido é passaporte ao direito que anseias usufruir.

Não acredites em felicidade no campo íntimo, sem o teu próprio trabalho para construí-la.

Toda realização nobre se levanta na base da perseverança no bem.

Compadece-te dos que, porventura, te firam e, ao recordá-lo, exerce a bondade sem ressentimento.

Não exijas de ninguém a obrigação de seguir-te os modelos de vida e pensamento.

Protege as crianças, tanto quanto se te faça possível, mas não te tortures, ante a escolha dos adultos que esperam de ti o respeito às experiências deles, tanto quanto reclamas o acatamento alheio para com as tuas.

Distribui otimismo e simpatia.

Irritação não edifica.

Não percas tempo com lamentações inúteis, reconhecendo que há sempre alguém a quem podes beneficiar com essa ou aquela migalha de apoio e generosidade.

Deixa algum sinal de alegria onde passes.

Quando os problemas do cotidiano se te façam difíceis, ao invés de inconformação ou de azedume, usa a paciência.

Sempre que necessário, empenha-te a ouvir esse ou aquele assunto, com mais atenção para que possas compreender isso ou aquilo com mais segurança.

Lembra-te de que falando ou silenciando, sempre é possível fazer algum bem.

Grande entendimento demonstra a criatura que vive a própria vida do melhor modo que se faça possível, concedendo aos outros o dom de viverem a vida que lhes é própria, como melhor lhes pareça.

Emannuel

Livro: Atenção
Psicografia de: Francisco C. Xavier
Editora: IDE - Instituto de Difusão Espírita

http://www.omensageiroespirita.com/2010/01/mensagem-notas-de-bem-viver.html

sábado, 12 de fevereiro de 2011

UM HOMEM TAMBÉM CHORA(GUERREIRO MENINO)

Um homem também chora
Menina morena
Também deseja colo
Palavras amenas...

Precisa de carinho
Precisa de ternura
Precisa de um abraço
Da própria candura...

Guerreiros são pessoas
Tão fortes, tão frágeis
Guerreiros são meninos
No fundo do peito...

Precisam de um descanso
Precisam de um remanso
Precisam de um sono
Que os tornem refeitos...

É triste ver esse homem
Guerreiro menino
Com a barra do seu tempo
Por sobre seus ombros...

Eu vejo que ele berra
Eu vejo que ele sangra
A dor que tem no peito
Pois ama e ama...

Um homem se humilha
Se castram seu sonho
Seu sonho é sua vida
E vida é trabalho...

E sem o seu trabalho
O homem não tem honra
E sem a sua honra
Se morre, se mata...

Não dá prá ser feliz
Não dá prá ser feliz...

É triste ver esse homem
Guerreiro menino
Com a barra de seu tempo
Por sobre seus ombros...

Eu vejo que ele sangra
Eu vejo que ele berra
A dor que tem no peito
Pois ama e ama...

Um homem se humilha
Se castram seu sonho
Seu sonho é sua vida
E vida é trabalho...

E sem o seu trabalho
O homem não tem honra
E sem a sua honra
Se morre, se mata...

Não dá prá ser feliz
Não dá prá ser feliz...

Não dá prá ser feliz
Não dá prá ser feliz
Não dá prá ser feliz...
(Gonzaguinha)

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

QUANDO EU CALAR A MINHA VOZ ENTENDA


Calar quando é preciso falar(nem pensar!)
Calar para não machucar
Calar para esconder a dor
Calar para não denunciar o amor
Calar...

Calar sem perdoar(nem pensar!)
Calar somente por amar
Calar para não gritar
Calar para não destruir o amor
Calar...

Calar sem descutir(nem pensar!)
Calar para ouvir outro coração
Calar para reencontrar
Calar para compreender
Calar...

Calar somente por amar(nem pensar!)
Calar para reaprender a ouvir
Calar sem esconder a dor
Calar sem se afligir
Calar...

(Luiza Pinto Moura, Fevereiro 2011)

O OUTRO

 O OUTRO  Muitas vezes Olho o outro com desdém  Mas se esse outro  Tem um pouco de mim Porque não percebo essa semelhança? Esse outro sou eu...