terça-feira, 30 de agosto de 2011

AQUARELA - TOQUINHO


Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo...

Corro o lápis em torno
Da mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva...

Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu...

Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Havaí
Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Brando navegando
É tanto céu e mar
Num beijo azul...

Entre as nuvens
Vem surgindo um lindo
Avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar...

Basta imaginar e ele está
Partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...

Numa folha qualquer
Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida...

De uma América a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo...

Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro está...

E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...

Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...

Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
(Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso
Num círculo eu faço
O mundo
(Que descolorirá!)

Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio

domingo, 28 de agosto de 2011

REFLEXÃO DOMINICAL - TUDO PASSA


Você é um ser humano que faz parte da vida que pulsa no Universo.
Coloca tua mente acima das dores que ferem seu coração.
Se fatigado, descansa na certeza, onde poderás receber energias novas.
Confia no Pai e segue para frente sem medo.
No final, tudo passa, restando sempre as experiências e o saber.
Acredite e tenha fé pôr toda a imortalidade.

Gotas de Paz

sábado, 27 de agosto de 2011

NÃO TE AMO MAIS - CLARICE LISPECTOR


Não te amo mais
Estarei mentindo dizendo que
Ainda te quero como sempre quis
Tenho certeza que
Nada foi em vão
Sinto dentro de mim que
Você não significa nada
Não poderia dizer mais que
Alimento um grande amor
Sinto cada vez mais que
Já te esqueci!
E jamais usarei a frase
Eu te amo!
Sinto, mas tenho que dizer a verdade
É tarde demais...
Clarice Lispector

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

CANTIGAS DE RODA - TEMAS INFANTIS



Ciranda Cirandinha

Ciranda Cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar

O Anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou

Nesta Rua

Nesta rua, nesta rua, tem um bosque
Que se chama, que se chama, Solidão
Dentro dele, dentro dele mora um anjo
Que roubou, que roubou meu coração

Se eu roubei, se eu roubei seu coração
É porque tu roubastes o meu também
Se eu roubei, se eu roubei teu coração
É porque eu te quero tanto bem

Se esta rua se esta rua fosse minha
Eu mandava, eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante
Para o meu, para o meu amor passar


(FOLCLORE)
Bom dia caros colegas, bom dias alunos
Que bom, o Ação Folclore está mais uma vez acontecendo,
Sucesso em suas apresentações!
Muita Paz!

Profª Luiza Pinto Moura

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

CANÇÃO DO SOLDADO - LEMBRANÇAS DO PROF. ULISSES LIMA


Esse DIA é comemorado o DIA DO SOLDADO e faz com que eu lembre mais uma vez de Professor Ulisses, ou Maestro Ulisses com ficou popularmente conhecido por essa geração de Músicos da cidade de Belo Jardim

Quando cursava o 1º Grau no ano de 1974(era assim que era chamado o Ensino Fundamental II) na Escola Frei Cassiano de Comacchio, existia a Disciplina Música e essa era ministrada por Prof. Ulisses, que fazia com que cantássemos diversos Hinos, Canções e outras.

A Canção do Soldado ainda hoje ecoa pela minha cabeça e também a fala do professor dizendo quem estava fora do tom (Eu sempre estava desafinando). A voz de Milton do Rego Barros (Por onde andará tantos amigos? ) estrondava e o professor pedia para que ficássemos em silêncio para que ele continuasse, nós ríamos muito. Os meninos estavam na transição de meninos para rapazes e a voz tinha diversas tonalidades. Velhos tempos, belos dias, o sonho era realidade e tinha muitos significados para o futuro.

Aproveite e leia a letra da Canção que eu acabei de relatar:


CANÇÃO DO SOLDADO

Nós somos da Pátria a guarda,
Fiéis soldados,
Por ela amados.
Nas cores de nossa farda
Rebrilha a glória,
Fulge a vitória.
Em nosso valor se encerra
Toda a esperança
Que um povo alcança.
Quando altiva for a Terra
Rebrilha a glória,
Fulge a vitória.
A paz queremos com fervor,
A guerra só nos causa dor.
Porém, se a Pátria amada
For um dia ultrajada
Lutaremos sem temor.

Como é sublime
Saber amar,
Com a alma adorar
A terra onde se nasce!
Amor febril
Pelo Brasil
No coração
Nosso que passe.
E quando a nação querida,
Frente ao inimigo,
Correr perigo,
Se dermos por ela a vida
Rebrilha a glória,
Fulge a vitória.

Assim ao Brasil faremos
Oferta igual
De amor filial.
E a ti, Pátria, salvaremos!
Rebrilha a glória,
Fulge a vitória.
A paz queremos com fervor, etc.

Letra: Ten Cel Alberto Augusto Martins
Música: T. de Magalhães

PROFESSOR ULISSES LIMA, OBRIGADA PELO CONHECIMENTO!
E aqueles que exercem a função de defensor da Pátria, muita paz!

Profª. Luiza Pinto Moura


CUMADE FULOZINHA É NORDESTINA, SEU DOUTOR


Cumade Fulozinha é uma personagem mitológica do Nordeste brasileiro, o espírito de uma cabocla de longos cabelos, ágil, que vive na mata protegendo a natureza dos caçadores, e gosta de ser agradada com presentes, principalmente mingau, fumo e mel.

Os camponeses acreditavam que era uma moça muito bonita, a qual eles chamavam de Cumade Fulozinha e que ficava brava se eles praticassem alguma malvadeza as plantas, aos animais e as crianças.

Sempre no caminho do roçado ela estava lá de plantão para ver qual deles estaria fazendo o serviço certo: Preservando e cultivando a terra para que ela pudesse dar bons frutos e a colheita fosse de muita fartura.

Outros contavam que ela ficava fazendo nós em crina e rabo de cavalo, que ninguém consegue desfazer, somente ela, se for agradada com fumo e mel, enquanto observava cada movimento.

Tinha homem que se borrava todo de medo de encontrá-la. Cumade Fulozinha, essa é Nordestina de muito brio, se cuide pois ela está na espreita.

(Luiza Pinto Moura, Recontando Lendas, 2011)

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CAROS COLEGAS - PROVA DO AMOR DE DEUS

Esta é a prova do amor de Deus em nossas vidas

Caros colegas o amanhã pertence a Deus

Domingo estive mais uma vez sem voz, apenas procurei articular algumas palavras com mais calma, pois caso contrário a voz teimava em não se pronunciar. Na segunda-feira trabalhei por ser teimosa, já na terça-feira procurei a fonoaudióloga Socorro Porto, sei que ela tem muita competência e ética e vem acompanhando-me por esses cinco meses, porém fiquei numa situação que não sei explicar, sinto muito não compreender muitas coisas que estão acontecendo na minha vida. Em alguns momentos estou bem, em outros já não consigo articular palavras e o médico apenas receitar: FONOTERAPIA por seis meses e afastamento de sala de aula.

Vemos a cada instante mais e mais pessoas sendo acometidas por diversos tipos de câncer, que em alguns casos tratado a tempo prolongará mais uns dias de vida. Será que vale a pena, ficar esperando um diagnóstico favorável a cura? Ou será mais viável esperar que a doença se espalhe levando a morte? Não estou grifando aqui que estou acometida desse mal, ao contrário, o repreendo em nome de Jesus Cristo.

Passei por três otorrinolaringologistas nestes cinco meses, mas sabemos que existem médicos que estão dando pareceres errados que causam sofrimentos e dores que vão matando lentamente e que na verdade isso causa graves conseqüências, pois um estudo mais sério poderia salvar muitas vidas.

Tenho muitas esperanças que tudo ficará bem e ainda terei muitos anos de vida junto a todos aqueles que amo, mas se for chegada a hora: Bendito seja o meu Senhor!
Obrigada a todos vocês que ficaram preocupados e deram-me força, até Beba disse que tinha ficado muito triste e preocupada comigo. Ter tantos amigos é providência Divina.


Boa Noite! Muita Paz!

Profª Luiza Pinto Moura

terça-feira, 23 de agosto de 2011

SE EU QUISER FALAR COM DEUS - GILBERTO GIL


Se eu quiser falar com Deus
Tenho que ficar a sós
Tenho que apagar a luz
Tenho que calar a voz
Tenho que encontrar a paz
Tenho que folgar os nós
Dos sapatos, da gravata
Dos desejos, dos receios
Tenho que esquecer a data
Tenho que perder a conta
Tenho que ter mãos vazias
Ter a alma e o corpo nus
Se eu quiser falar com Deus
Tenho que aceitar a dor
Tenho que comer o pão
Que o diabo amassou
Tenho que virar um cão
Tenho que lamber o chão
Dos palácios, dos castelos
Suntuosos do meu sonho
Tenho que me ver tristonho
Tenho que me achar medonho
E apesar de um mal tamanho
Alegrar meu coração
Se eu quiser falar com Deus
Tenho que me aventurar
Tenho que subir aos céus
Sem cordas pra segurar
Tenho que dizer adeus
Dar as costas, caminhar
Decidido, pela estrada
Que ao findar vai dar em nada
Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada
Do que eu pensava encontrar

(Gilberto Gil)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ESCOLA PROF.DONINO TRABALHARÁ O AÇÃO FOLCLORE

Acontece sempre no mês de Agosto, antecedendo ao DIA DO FOLCLORE a realização do Projeto Ação Folclore que é um acontecimento muito importante para o ensino aprendizagem com coordenação dos docentes da Escola Professor Donino.

Na realidade é uma semana  em que os alunos da Escola professor Donino estarão engajados em pesquisas ensaios e realizações de diversas atividades relacionadas com o DIA DO FOLCLORE (22/08). A culminância do Projeto Ação Folclore se dará no dia 26 de Agosto com muito festejos e apresentações.

Boa pesquisa e bom aproveitamento!
Bom trabalho, caros colegas!
Muita Paz!
Profª Luiza Pinto Moura

CONSELHEIROS TUTELARES ELEITOS EM BELO JARDIM




ESSES FORAM OS CONSELHEIROS ELEITOS NESTE DOMINGO 21/08/2011

Primeiro lugar: Evandro Macarrão
682 votos

Segundo lugar: Tio do Pastel
647 votos

Terceiro lugar: Lila
567 votos

Quarto lugar: Zé Guri Jr.
523 votos

Quinto lugar: Maciel
471 votos



ESPERO QUE ELES REALMENTE BUSQUEM TRABALHAR EM PROL DE UMA CAUSA TÃO RELEVANTE: O BEM- ESTAR DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DESSA CIDADE.
PARABÉNS! COMPROMISSO E ÉTICA!

Profª Luiza Pinto Moura

domingo, 21 de agosto de 2011

REFLEXÃO DOMINICAL


“Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei.” (Jo 15, 12).

BELO JARDIM SE VESTE PARA ELEGER OS CONSELHEIROS TUTELARES.


Conselho Tutelar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os Conselhos Tutelares surgiram com a criação da Lei Nº. 8.069, de 13 de julho de 1990. Esta Lei, é conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

"Considera-se criança, para os efeitos desta lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade" (art. 2º)

No Brasil, os Conselhos Tutelares são órgãos municipais destinados a zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Sua competência e organização estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (artigos 131 a 140).

O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e os adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.

Atribuições do Conselho Tutelar

I- atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts.98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII;

II- atender e aconselhar pais ou responsável, aplicando as medidas previstas no art.129, I a VII;

III- promover a execução de suas decisões, podendo para tanto:

a) requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança;

b) representar junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações;

IV- encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança e do adolescente;

V- encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência;

VI- providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária, dentre as previstas no art. 101, de I a VI, para o adolescente autor do ato infracional;

VII- expedir notificações;

VIII- requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário;

IX- assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente;

X- representar, em nome da pessoa e da familia, contra a violação dos direitos previstos no art. 220, §3º, inciso II, da Constituição Federal;

XI- representar ao Ministério Público, para efeito das ações de perda ou suspensão do pátrio poder.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Conselho_Tutelar
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
BELO JARDIM SE VESTE PARA ELEGER OS CONSELHEIROS TUTELARES

Segundo, a Wikipédia essas são as atribuições do Conselho Tutelar, leia e analise cada ponto. Isso implica que a escolha para exercer todos estes requisitos precisa ser vista com muita responsabilidade, não apenas votar aleatoriamente.

Ontem ainda tinha candidatos sujando as ruas com os " seus santinhos". Clima de eleição mesmo. Hoje de manhã ouvindo relatos de alguns eleitores podemos analisar o quanto é sério este compromisso. Um senhor disse-nos:" Vou voltar em X, porque ele merecia um emprego melhor pela prefeitura.- Outro: " Vou voltar porque Y, precisa muito desse emprego."É precária a compreensão sobre os atributos de um Conselheiro Tutelar, o povo não ver a importância que é responder pelos direitos das crianças e dos adolescentes .

As crianças e Adolescentes da nossa cidade agradecem aqueles que tem bom senso, que não volte apenas pela emoção , mas pela razão. Ser ConselheiroTutelar é coisa séria! Volte com compromisso, vote Certo!

Bom dia!
Muita paz!
Profª Luiza Pinto Moura

sábado, 20 de agosto de 2011

IMAGINE - POEMA DA PAZ - INTERTEXTUALIDADE




1.0 Ouça a música

Imagine

Imagine there's no heaven
It's easy if you try
No hell below us
Above us only sky
Imagine all the people
Living for today

Imagine there's no countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion too
Imagine all the people
Living life in peace

You may say
I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day
You'll join us
And the world will be as one

Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A brotherhood of man
Imagine all the people
Sharing all the world

You may say,
I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day
You'll join us
And the world will live as one
(John Lennon)

Imagine

Imagine que não há paraíso
É fácil se você tentar
Nenhum inferno abaixo de nós
Acima de nós apenas o céu
Imagine todas as pessoas
Vivendo para o hoje

Imagine não existir países
Não é difícil de fazê-lo
Nada pelo que lutar ou morrer
E nenhuma religião também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz

Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu tenho a esperança de que um dia
você se juntará a nós
E o mundo será como um só

Imagine não existir posses
Me pergunto se você consegue
Sem necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade de humana
Imagine todas as pessoas
Compartilhando todo o mundo

Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu tenho a esperança de que um dia
Você se juntará a nós
E o mundo será um só

POEMA DA PAZ

0 dia mais belo? Hoje
A coisa mais fácil? Equivocar-se
O obstáculo maior? 0 medo
0 erro maior? Abandonar-se
A raiz de todos os males? 0 egoísmo
A distração mais bela? 0 trabalho
A pior derrota? 0 desalento
Os melhores professores? As crianças
A primeira necessidade? Comunicar-se
0 que mais faz feliz? Ser útil aos demais
0 mistério maior? A morte
0 pior defeito? 0 mau humor
A coisa mais perigosa? A mentira
0 sentimento pior? 0 rancor
0 presente mais belo? 0 perdão,
0 mais imprescindível? 0 lar
A estrada mais rápida? 0 caminho correto
A sensação mais grata? A paz interior
0 resguardo mais eficaz? 0 sorriso
0 melhor remédio? 0 otimismo
A maior satisfação? 0 dever cumprido
A força mais potente do mundo? A fé
As pessoas mais necessárias? Os pais
A coisa mais bela de todas? 0 amor
(Madre Tereza de Calcutá)

2.0 TRABALHANDO COM OS TEXTOS.

2.1 O professor ditará o poema e seus alunos darão as respostas, de acordo com as perguntas. Em seguida o Poema original será apresentado e feito análise das respostas

2.2 Procure ouvir o DVD que tenha a música Imagine (pode ser com parceria do professor de inglês ) leve o grupo a cantá-la várias vezes. Depois eles entoarão em voz alta tipo jogral à tradução e também o Poema pela paz.

2.3. Ouvindo a letra da música, forme grupos para que construam painéis que possam representar a PAZ. Em seguida serão apresentados ao grande grupo.

2.4 Faça mais uma atividade com as seguintes questões:

2.4.1 O que a letra da música e o poema têm em comum? O que eles têm de diferentes?
2.4.2 O que podemos fazer pra sermos condutores da Paz?
2.4.3 Reescreva o poema da paz, substituindo as respostas da autora por suas ideias em relação à vida e ao mundo.( Pode ser substituído pelo Atividade 1.1)

2.5 Leve as imagens de John Lennon e de Madre Tereza de Calcutá para sala. Instigue-os a pesquisaram a bibiografia de ambos. E outros fatos marcantes dessa época.

Essa atividade é da minha autoria, modéstia à parte, é por demais interessante foi testada e aprovada com muito êxito.Vale a pena conferir. Boa sorte, bom trabalho!

Profª Luiza Pinto Moura

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ASSÉDIO MORAL ATÉ QUANDO?


O assédio moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego ou mesmo cair no isolamento, que poderá gerar seqüelas emocionais graves.


É uma forma de agressão que vai adquirindo formas cruciais.Em dezenas de escolas e outros departamentos, alguns que fazem a CHEFIA tornam-se carrascos; começam a humilhar, denegrir imagens de trabalhadores com palavras de baixo calão e situações de desagrado e constrangimento. Isso é a falta de competência para assumir um cargo, porém em outros momentos diríamos que o individuo não teria Ética. Resultando essa incompetência em assédio moral gerado pelo despreparo daquele que devia ter maior responsabilidade e forma de expressão com polidez e linguagem profissional para atender aos diversos trabalhadores que exercem cada função.

Assédio moral até quando? Infelizmente agredir é fácil, mas difícil é exercer a empatia, colocando-se no lugar do outro em diversas situações. O que está faltando é ser trabalhado nas escolas é Ética e Dignidade, para que no futuro não sejamos prisioneiros dos nossos descasos e muitas vezes constrangimentos. A próxima vítima pode ser você que ouve é não denuncia , pois assim o agressor se sentirá mais fortalecido para novas agressões. Silenciar é forma de compartilhar com as injustiças sociais. Ouse na palavra, mesmo que seja no anônimato, ligue para Ouvidoria do seu local de trabalho e sinta-se aliviado por essa boa ação.

Bom dia!

Muita Paz!

Profª Luiza Pinto Moura

O OUTRO

 O OUTRO  Muitas vezes Olho o outro com desdém  Mas se esse outro  Tem um pouco de mim Porque não percebo essa semelhança? Esse outro sou eu...