quinta-feira, 26 de julho de 2012

SESC -SONORA BRASIL TRAZ SOTAQUES DO FOLE PARA O NORDESTE



 

Biênio do projeto, iniciado em 2011, traz o acordeão e outras variantes do instrumento para Pernambuco.
A 15ª Edição do Sonora Brasil, projeto criado pelo SESC, gratuito e com a maior circulação musical do país, começaram em julho as apresentações da temática Sotaques do Fole e Sagrados Mistérios: Vozes do Brasil, desenvolvidas no biênio 2011/2012. O Sonora foi criado no ano de 1998 e tem como objetivo difundir, através de apresentações pelo país, o trabalho de artistas que trabalham com músicas não-comerciais, valorizando a cultura presente em cada região do Brasil.

Em 2011, Sagrados Mistérios circulou pelos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e trouxe atrações como As Caixeiras do Divino (MA) para Pernambuco, enquanto o segundo tema seguiu pelos Estados das regiões Sul e Sudeste. Em 2012 procede-se a inversão para que os grupos concluam o circuito nacional.

O projeto também estimula a criação de novas parceiras, a exemplo do Duo de Acordeões feito pelos grupos Ferragutti/Kramer, que apresenta composições modernas e contemporâneas relacionadas à música de concerto e a outras formas ligadas à vertente acadêmica.

Em Pernambuco, as apresentações se iniciaram com o músico Dino Rocha e Grupo (MS) no dia 19 de julho, às 20h, no Teatro Capiba, no SESC Casa Amarela e segue para Goiana (20), Santa Rita (21), Surubim (23), Caruaru (24), Belo Jardim (25), Garanhuns (26), Arcoverde (28), Pesqueira (29), Buíque (30) e Triunfo (31).

Em Agosto, no dia 1º, é a vez de Carnaíba, Serra Talhada (03), Bodocó (04), Ouricuri (05), Araripina (06), Petrolina (07).

Na cidade de Belo de Belo Jardim aconteceu neste dia 25 de julho Local: Igreja de São Pedro Endereço: Rua Benjamin Constant, 16. São Pedro, Belo Jardim – PE  as: 20 horas - um momento muito lindo na coordenação dos professores Mirael (Dobinha) e Adônis, infelizmente com um público mínimo, mas a realização foi marcante. Por motivo de saúde, o Dino Rocha não pode comparecer, mas seus filhos o representaram com  uma belíssima apresentação. Parabéns aos coordenadores e ao público presente pelo bom gosto.

Segundo o grupo acontecerá em breve uma segunda etapa do Sonora Brasil pelo SESC trazendo :Sotaques do Fole que  apresentará o acordeão mais uma vez em suas variantes regionais ligadas à tradição oral, trazendo a gaita-ponto, com o músico Gilberto Monteiro (RS), a sanfona de oito baixos, com o músico Truvinca (PE), o único pernambucano nesta etapa , já que neste momento apresentou acordeão de 120 baixos, com Dino Rocha (MS)

Alguns professores da   Rede Estadual, Escolas Tomás Alves e Pe Giovanni levaram os alunos do Travessia para assistirem o evento. Muito boa a ideia  de despertar o curiosidade pela arte e o belo com sentido de vida. Assim o aprender é mais interessante.
Simplesmente,  Sotaques do Fole deixou-me muito encantada por essa beleza que é o nosso país, multicultural de forma impressionante, vários causos contados , até parecia que estávamos lá na fazenda, ouvindo tudo aquilo contada com muito amor, com a parentela reunida

Aguardaremos a próxima,

Profª Luiza Pinto Moura. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O OUTRO

 O OUTRO  Muitas vezes Olho o outro com desdém  Mas se esse outro  Tem um pouco de mim Porque não percebo essa semelhança? Esse outro sou eu...