Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
O cortejo fúnebre que leva o corpo do deputado federal José Mendonça (DEM) até o Cemitério de São Sebastião, no município de Belo Jardim, foi marcado por diversos momentos de forte emoção.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 10 mil pessoas seguiram a pé ou ficaram à espera do funeral nas calçadas, em um trajeto de cerca de três quilômetros. A prefeitura decretou feriado municipal.
Ao passar em frente à casa de Cintra Galvão (PTB) ex-prefeito da cidade, candidato derrotado na última eleição pelo grupo de Mendonça e seu adversário histórico, a viúva Estefânia Mendonça mandou que a caminhonete onde seguem o corpo e toda a família parasse. O filho e herdeiro político Mendonça Filho desceu do carro e cumprimentou Cintra.
Após o gesto, o petebista passou a seguir o cortejo, no carro do deputado federal Augusto Maria (PTB), de Santa Cruz do Capibaribe. Cintra foi lançado na política por Mendonça e os dois foram aliados na década de 70.
Ao passar em frente ao Hotel Belo Jardim Plaza, de propriedade da família, o carro parou novamente e houve um chuva de papel picado, enquanto o trompetista Silvano tocou a música de Gonzaguinha citada por Mendocinha na missa de corpo presente, realizada no Colégio Diocesano. Emocionados, os familiares se abraçaram e choraram mais uma vez a perda do patriarca.
O trajeto pelas principais ruas da cidade passou também pela igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e os sinos tocaram em homenagem ao político.
http://www.diariodepernambuco.com.br/nota.asp?materia=20110426120135