quarta-feira, 20 de abril de 2011

"Piso será pago em junho e com retroativo", afirma secretário

Notícias - Destaque
Escrito por Mellyna Reis
Ter, 19 de Abril de 2011 20:49

Apesar de cronometrado, o segundo debate com o secretário Anderson Gomes, realizado na tarde desta terça-feira (19), trouxe boas notícias para os trabalhadores em educação.
Como o gestor tinha compromissos agendados com o governador e fora do Estado, a conversa começou pontualmente às 14h, após o discurso de abertura da vice-presidente do Sintepe, Antonieta Trindade.

Durante pouco mais de uma hora e meia, Gomes respondeu os questionamentos do último encontro, ocorrido em fevereiro passado, anotou novas pendências e se prontificou em apresentar as soluções em um próximo debate.

Logo no início, o secretário garantiu estar resolvendo a lotação dos professores que ficaram sem turmas por conta da instrução normativa que provocou o fechamento de turnos da noite, do 1º ano do Ensino Médio e do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA).

A orientação repassada por ele aos docentes foi a de exercer outras atividades pedagógicas e continuar assinando o ponto nas escolas onde estão lotados, e caso haja algum problema, os profissionais deverão procurar a Secretaria de Educação.

Sobre a inclusão das aulas de Educação Física no horário regular e o início do turno da tarde, que passou de 13h30 para 13h este ano, ficou estabelecido que cada unidade terá autonomia para definir o formato a ser adotado com base no diálogo entre a direção da escola e os funcionários.

A preocupação do Sintepe com relação às duas questões se deu pela falta de estrutura e condições adequadas, o que inviabiliza o retorno do aluno à aula após a prática de exercícios físicos, e o deslocamento de docentes entre as unidades de ensino já que a maioria está vinculada a mais de uma rede.

A respeito dos aprovados nos últimos concursos, Gomes justificou que há divergências entre os números do quadro efetivo, contratos temporários e demanda na rede, levantados pelas secretarias de Educação e Administração e pelo Sintepe. Ele disse estar aguardando um posicionamento do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), devido às ações impetradas no órgão sobre o assunto, para iniciar a convocação.

A insatisfação com os gestores também esteve presente nas colocações da categoria nesta segunda plenária. "Não adianta só ter gaiola bonita", retrucou Anderson Gomes. "Visitei uma escola que estava cheia de sérios problemas, mas o que era unânime do aluno ao funcionário, era o diretor. Por isso, ele foi trocado", relatou o secretário assegurando que tais situações devem ser denunciadas para que a Secretaria tome providências.

Entretanto, o principal anseio por parte dos trabalhadores foi o pagamento integral do Piso Salarial dos Professores, após a recente e favorável decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Eu conversei com o secretário de Administração por telefone e ele disse que o piso será pago em junho e com retroativo, para vocês terem tranquilidade para dar uma boa aula e formar alunos com qualidade", afirmou.

Apesar da confirmação, o secretário não detalhou valores. "As questões do Plano de Cargos voltarão a serem discutidas junto com o sindicato na Mesa Geral de Negociação marcada para daqui a duas semanas".

Depois de aprovar as medidas da Secretaria para os problemas colocados no debate anterior, a vice-presidente Antonieta Trindade reforçou que o sindicato vai continuar pressionando o governo pelo piso. "Nessa reunião da primeira semana de maio vamos cobrar um posicionamento sobre o início das negociações específicas e a determinação do STF de que o piso deve ser considerado como salário base da carreira, sem gratificações incorporadas", adiantou.


Fotos: João Carlos Mazella

http://www.sintepe.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1350:qpiso-sera-pago-em-junho-e-com-retroaticoq-afirma-secretario-&catid=40:noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O OUTRO

 O OUTRO  Muitas vezes Olho o outro com desdém  Mas se esse outro  Tem um pouco de mim Porque não percebo essa semelhança? Esse outro sou eu...