sábado, 20 de novembro de 2010

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


História do Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de Janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de Novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

As Leis no Brasil, muitas vezes seguem aquele jargão: "Brasileiro, só fecha a porta depois de roubado". Sabemos que Zumbi, foi levado a todos os tipos de torturas e perseguições e mesmo depois de morto ainda buscaram enlamear a sua vida. Parecida a História de tantos outros brasileiros que depois de anistiados: Tudo bem!

Então, vamos escolher uma data simbólica e mostrar aos países desenvolvidos que o nosso Brasil sabe vivenciar a PAZ. Acredito que deveríamos não permitir que tais abusos ocorrerem, para que assim pudéssemos publicar ao mundo que ..."somos todos iguais , braços dados ou não[...]"

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram e colaboram muito, na nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país.

É neste dia que devemos anunciar, informar e conscientizar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. Mas que não seja apenas nestes dia... em outros, outros e outros fazer valer a formação do povo brasileiro. Sejam pretos, brancos, pardos...
Ah!, não importa isso, somos brava gente brasileira[...]

Não somos apenas negros de almas brancas, somos seres humanos dotados de inteligência e queremos mais espaços e valorização da nossa gente brasileira-multi-cultural. Basta!

(Luiza Pinto Moura,Novembro de 2010)

Um comentário:

  1. MINHA CARA AMIGA, LUIZA ! TUAS POSTAGENS SÂO MARAVILHOSAS GOSTEI MEUITO ! PARABÉNS ! MUITA PAZ ! ABRAÇOS ! DANIEL CAVALCANTI

    ResponderExcluir

O OUTRO

 O OUTRO  Muitas vezes Olho o outro com desdém  Mas se esse outro  Tem um pouco de mim Porque não percebo essa semelhança? Esse outro sou eu...