quarta-feira, 12 de maio de 2010

FIGURAS DE LINGUAGEM

As figuras de linguagem estão presentes em muitas poesias e letras de músicas. São usadas com recursos de expressividade e originalidade do compositor. Ao trabalharmos com músicas faremos com que o aluno busque o conhecimento de uma forma prazerosa.



Sabiá


A todo mundo dou psiu
Perguntando por meu bem
Tendo o coração vazio
Vivo assim a dar psiu
Sabiá vem cá também (Luiz Gonzaga e Zé Dantas)
onomatopéia

Agradecer e abraçar

Abracei o mar na lua cheia abracei
Abracei o mar (Vevé Calazans - Gerônimo - Maria Bethânia ao vivo -BMG, 1999 )
Prosopopéia
A linha e o linho

É a sua vida que eu quero bordar na minha
Como se eu fosse o pano e você a linha (Gilberto Gil, www.mpbnet.com.br)
comparação
Drão

Drão o amor da gente é com um grão
Uma semente de ilusão
Tem que morrer para germinar plantar nalgum lugar[...]
Morrenasce, trigo, vive morre, pão
Drão. (Gilberto Gil, www.mpbnet.com.br )
Comparação e Antítese

No som da sanfona

Ouvi o toque da sanfona me chamar
Ouvi o toque da sanfona me chamar (Kaká do Asfalto e Jakson do Pandeiro)
Metonímia

Trem das ilusões

Ah, se meu desejo voasse
Como ave, com pássaro
Lhe caçasse em toda parte
Provocasse sua paixão. (Alceu Valença e Herbert Azul )
Comparação e prosopopéia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O OUTRO

 O OUTRO  Muitas vezes Olho o outro com desdém  Mas se esse outro  Tem um pouco de mim Porque não percebo essa semelhança? Esse outro sou eu...