quarta-feira, 1 de setembro de 2010

BELO JARDIM

Localizada no Agreste Centro Norte, micorregião do Vale do Ipojuca, a 185 Km da Capital do Estado, é uma cidade de um povo amigo e hospitaleiro. O território municipal está contido nesta região e possui uma fisionomia ambiental semelhante a um retângulo que se adentra para o Leste.

Ocupa uma área de 754 km2, situada a 617 m de altitude, tem como ponto mais Alto, a Serra do Cabloco. Seus limites:

NORTE: Municípios de Jataúba e do Brejo da Madre de Deus
SUL: Município de São Bento do Una
LESTE: Município de Tacaimbó
OESTE: Município de Sanharó

As Serras do Município de encaixam entre duas bacias hidrográficas com foz atlântica, sendo a porção Norte drenada pelo Rio Capibaribe e a Meridional pelo sistema hídrico do Ipojuca.

O clima predominante quente e semi-árido, tendo Julho como o mês mais frio, com temperatura variante acima de 11º, os meses mais úmidos correspondem de Março a Maio. É de um clima agradável, que traz muitos visitantes nos meses de Junho e Julho.

Origem e evolução de Belo jardim com expansão da pecuária, se conta na propriedade do Sr Joaquim Francisco Cordeiro Wanderley, em 1833, o povoado era Distrito de Brejo da Madre de Deus.

Depois, no ano seguinte, outras fazendas para criação foram aparecendo e formando assim o Povoado, a qual deram o nome de Capim. Os moradores construíram, a princípio um oratório, onde aos domingos, com o consentimento do Vigário de Brejo da Madre de Deus, o padre celebrava a missa. Então logo mais edificaram uma capela no Bairro do Tambor, sob a invocação da Nossa Senhora do Bom Conselho.

(Luiza Pinto Moura, Setembro, 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O OUTRO

 O OUTRO  Muitas vezes Olho o outro com desdém  Mas se esse outro  Tem um pouco de mim Porque não percebo essa semelhança? Esse outro sou eu...