sábado, 31 de julho de 2010

MUDE



Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade. Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa. Mais tarde mude de mesa. Quando sair, procure andar do outro lado da rua. Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares onde você passa. Tome outro ônibus. Mude por uns tempos o estilo das roupas. Dê os seus sapatos velhos. Procure andar descalço por alguns dias. Tire uma tarde inteira para passear livremente na praia, ou no parque, e ouvir o canto dos passarinhos. Veja o mundo de outras perspectivas. Abra e feche gavetas com a mão esquerda. Durma do outro lado da cama... Depois procure dormir em outras camas. Assista a outros programas de TV, compre outros sinais... Leia outros livros. Viva outros romances.

Não faça do hábito um estilo de vida. Ame a novidade. Durma mais tarde. Durma mais cedo. Aprenda uma nova palavra por dia numa outra língua. Corrija a postura. Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes, novos temperos, novas cores, novas delícias. Tente o novo todo dia, o novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor, a nova vida. Tente. Busque novos amigos. Tente novos amores. Faça novas relações. Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, tome outros tipos de bebida, compre pão em outra padaria. Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa. Escolha outro mercado... Outra marca de sabonete, outro creme dental... Tome banho em horários diferentes. Troque de bolsa, de carteira, de carro, compre novos óculos, escreva outra poesias.

Jogue os velhos relógios, quebre delicadamente esses horrorosos despertadores. Abra a conta em outro banco. Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros, outros teatros, visite novos museus.

Mude.Lembre-se de que a vida é uma só. E Pense seriamente em arrumar outro emprego, uma nova ocupação, um trabalho mais light, mais prazeroso, mais digno, mais humano. Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as. Seja criativo, E aproveite para fazer uma viagem despretenciosa, longa, se possível sem destino. Experimente coisas novas. Troque novamente. Mude, de novo. Experimente outra vez. Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores do que as já conhecidas, mas não é isso que importa. O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia. Só o que está morto não muda!

Repito por pura alegria de viver: a salvação é pelo risco, sem qual a vida não vale a pena!!

Edson Marques /Clarice Lispector

sexta-feira, 30 de julho de 2010

TEXTO JORNALÍSTICO - TELEJORNAL


1.0 PRODUÇÃO DE TEXTO PRA UM TELEJORNAL

1.1 Assista a alguns telejornais e observe como eles são apresentados, os tipos de notícias, o conteúdo e a sequência de cada uma. Registre por escrito tudo que você observou, pois essas anotações servirão para você fazer esta atividade.

1.2 Você já viu como se produz uma notícia, quais são suas partes essenciais e ainda, o tipo de linguagem empregada. Agora irá produzir texto para um telejornal.

a) Organize- se em grupo de três colegas

b) Leia com o grupo jornais, revistas recente e veja noticiários na televisão.Procure notícias a respeito de fatos ocorridos no exterior, da política, economia,ciência, variedades, esporte , educação.

c) Converse com os colegas sobre os conteúdos dessas notícias e troque ideias com outras pessoas, para que assim você possa chegar a uma conclusão do texto que vocês irão apresentar neste telejornal.Justificar

d) Anote o que for importante sobre o que você leu e viu.

e) O grupo deve se reunir e redigir, com base nessas anotações seis notícias curtas, que possam ser faladas em dois minutos cada uma no máximo. Lembre-se de empregar a variedade padrão e de redigir o texto na 3ª pessoa. A notícia deve responder às perguntas: o que ? - como? - quando? - onde? - por quê? - e - para quê?.

f) Refaça o que for necessário e organize com seus colegas os textos a serem apresentados.

g) Os textos devem ser divididos para cada componente do grupo ler em casa , várias vezes e em voz alta.

h) Ensaie a apresentação, lendo alternadamente os textos, na sequência adequada. A leitura deve ser clara em voz alta e firme. Dê expressividade às palavras, lendo com ênfase. Lembre-se também da postura durante a apresentação.

(Profª Luiza Pinto Moura)

quarta-feira, 28 de julho de 2010

SEMINÁRIO 5 S EM AÇÃO, DONINO É TRANFORMAÇÃO



A semana na Escola Professor começou com um treinamento para alunos do Ensino Fundamental e Médio , com aulas expositivas pela Coordenadora e professora Eliane, funcionária do GRUPO MOURA.

As turmas foram ao Salão da Escola, onde funciona a Biblioteca, compondo um sistema de acompanhamento seriado, os alunos puderam recordar lições dos 5 S,. Às turmas das quintas séries tiveram estreia no programa e a acolhida que receberam foi favorável para o repasse do treinamento.

Os professores de cada aula acompanharam a explanação junto com seus alunos, facilitando assim o envolvimento na palestra e alguns vídeos foram exibidos para descontração e aprendizagem.

Agora é fazer acontecer a transformação referente ao conhecimento adquirido nesta aula na vida de todos os envolvidos com participação e compromisso.

(Profª Luiza Pinto Moura, julho de 2010)

terça-feira, 27 de julho de 2010

PROJETO AMIZADE

A Escola Professor Donino vivenciou o Dia da Amizade com diversas atividades : dinâmicas de grupo, amigo-chocolate, músicas, poemas e também o correio da amizade.


Professoras colaboradoras

Amigo-Chocolate
Descontração
Cartazes
Poemas
Correio da Amizade

segunda-feira, 26 de julho de 2010

AMAR É AMAR


Amar não se mede
Amar é conquistar
Amar é renunciar
Amar é ajudar

Amar é doação
Amar é lição
Amar é respeitar
Amar é despertar

Amar é amar
Amar é se preocupar
Amar é perdoar

Amar é criação
Amar é adoção
Amar é realização

Amar é se igualar?
E o que importa?
Amar é somente amar


(Luiza Pinto Moura, Julho, 2010)
Publicado no Jornal Mundo Jovem,Novembro, 2010

http://www.mundojovem.pucrs.br/poema-amor-600.php

domingo, 25 de julho de 2010

UMA CASINHA DE SAPÊ




No Interior de Pernambuco, quando os agricultores iam para o roçado faziam almoço em um rancho feito de cambão de milho, para o casal Seu Luiz e dona Josefa que saia todas as manhãs para o roçado não era diferente, eles levavam junto a filhinha , de nome Luiza.

A rotina seguia sempre sem muitas novidades, de casa para o roçado e do roçado para casa.No domingo iam a capela ouvir a missa , celebrada pelo padre Severino e segunda feira iam a feira comprar alguns mantimentos. Era um casal muito feliz e temente a Deus e a Santa Imaculada Conceição.

Em um desses dias que foram ao roçado deixaram a filhinha Luiza, dormindo na rede, parecia um anjinho. Todos a chamava de Cravo Branco. Uma pele muito rosada, os cabelos encaracolados, parecia São João Menino, aqueles que pintado parece mais um milagre. Foram limpar mato, preparar a terra para plantação, o dia de São José estava se aproximando e a plantação vingava.Ao longe avistara na casinha uma fumaça, saíram correndo e viram a casinha em chamas, o fogaréu tomara toda a porta e janelas, mas ouviram o choro de criança. Seu Luiz se valeu da Virgem Maria e emburacou na choupana sem pensar duas vezes, conseguiu resgatar ilesa aquela criatura tão importante para aquela família. Ambos de joelhos agradeciam aquele livramento.

A criança não percebeu o perigo que passou tão perto da sua vida, os pais quando retornaram foram mais uma vez a capela agradecer a Imaculada Conceição e a Nosso Senhor Jesus Cristo. Padre Severino orou junto com eles e a cidadezinha toda ficou sabendo do Milagre ocorrido naquela família abençoada.

A casinha de sapê, uma família unida e a devoção fizeram a diferença para muitos que até hoje lembram desse acontecimento. O amor superou o medo da morte. Deus seja Louvado!

(Luiza Pinto Moura. Memórias, Julho, 2010)

AMIGOS, AMIGOS...

É na dor que sabemos, quais são nossos verdadeiros amigos, mas não vale publicá-los porque assim acaba a magia do momento.(Luiza Pinto Moura)

sexta-feira, 23 de julho de 2010

RELATO: DIÁRIO

Querido diário...


O diário é um gênero textual escrito em primeira pessoa cuja finalidade é fazer um registro breve sobre acontecimentos, sensações, pensamentos e qualquer assunto de interesse de quem o escreve.

Antigamente, os diários eram cadernos secretos, muito bem guardados, alguns até com chave, onde eram escritos os pensamentos mais íntimos de uma pessoa.

Hoje em dia, muitas pessoas preferem usar os blogs, espécie de diário eletrônico, cujos registros ficam expostos on line para qualquer pessoa ler.

Será que as pessoas que usam os blogs como diários realmente escrevem tudo o passa pelas suas mentes ou escrevem apenas aquilo que acham que irá interessar a outros?


Escolha uma das sugestões de produção textual e diverta-se escrevendo:

1. imagine que você é um E.T., um anjo ou um animal que de repente ficou racional e escreva a página de um diário sobre um dia no meio dos humanos. Descreva sua experiência, sensações e opiniões sobre a humanidade.

2.Imagine-se alguém que não seja você - policial, bombeiro, médico, drogado, professor, ou outro - e escreva uma página de diário relatando um dia da sua vida como tal personagem.

3.Ao produzir o texto, não esqueça de:
- colocar data;
- utilizar a 1ª pessoa;
- utilizar uma linguagem informal;
- relatar acontecimentos interessantes, fazer comentários sobre a vida, descrever sensações, apresentar julgamentos.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

O QUE É UM EDITORIAL ?

1.0 PRODUÇÃO ESCRITA

Editorial é um artigo de opinião, encontrado em jornal ou revista que exprime o ponto de vista do órgão do qual está sendo veiculado. Em geral, é escrito pelo redator-chefe e publicado com destaque. Portando a linguagem por meio do qual um editorial é escrito procura ser a mais objetiva possível e de acordo com as normas gramaticais e ortográficas(variedade urbana de prestígio social).

2.0 COMO FAZER UM EDITORIAL?

Faça um esquema contendo : introdução, desenvolvimento (apresentando dois ou mais argumentos) e conclusão sobre um assunto de sua escolha. A partir desse esquema, elabore seu editorial.

3.0 DICAS QUE PODEM AUXILIÁ-LO NA PRODUÇÃO DO SEU TEXTO

-Pense nas ideias que podem ser acrescentadas ao seu texto.
- Se desejar, pesquise em livros, jornais e revistas outros textos contendo informações que poderão ser incorporadas como argumentos em sua produção.
-Utilize linguagem formal e de acordo com as normas gramaticais,
- Não esqueça: O destinatário do seu texto deve ser um leitor adulto de um jornal.

4.0 REFLETINDO SOBRE A PRODUÇÃO

As questões abaixo podem auxiliá-lo na avaliação do seu texto com o objetivo de melhorá-lo:

4.1 O texto apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão?
4.2 Os argumentos estão condizentes com a ideia principal?
4.3 A conclusão está sintetizada as ideias apresentadas anteriormente?
4.4 O padrão formal de linguagem foi utilizada?

(SOUZA,Cássia de.Linguagem criação e interação:9º ano.6ª ed -São Paulo;Saraiva,2009)

terça-feira, 20 de julho de 2010

DIA DA AMIZADE


A Amizade cantada em verso, em prosa, cantada para alegrar a Sinhá na janela, a moça namoradeira, a menininha de vestido azul ou mesmo a professora na "Prática de Redação". Essa mesma AMIZADE que não se vende, não se compra, mas se conquista aos longos dos anos , se fortalece e vai ficando melhor com o passar do tempo.

Essa AMIZADE que mexe comigo, com você, com todos aqueles que se tornam amigos ,de ontem , de hoje e para sempre. Se estou em casa penso nele(a), se vou ao cinema, se sinto o aroma de um perfume lembro dele(a) que posso chamar de irmão(ã). Às vezes nasce da infância, dos encontros na igreja, da escola, da empresa, na qual se trabalha. de outros momentos e dura por toda uma eternidade.

No dia 20 de Julho foi criada uma esperança de se comemorar esses momentos juntos: DIA INTERNACIONAL DO AMIGO, mas no Brasil neste dia e comemorado o DIA DA AMIZADE, pois o DIA DO AMIGO é comemorado no dia 18 de Abril.

É o dia de mandar um recadinho, um bombom, flores e por às conversas em dia.Com um reencontro seja na sua casa, na casa dele(a), numa Pizzaria, num barzinho, não importa. Só não vale esquecer, pois o importante é a confraternização, o abraço e a esperança que essa AMIZADE seja para sempre, pois "quem tem um amigo tem um tesouro".

(Luiza Pinto Moura, Julho de 2010)

DIA DO AMIGO

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

O Dia Internacional do Amigo, celebrado a 20 de julho, foi primeiramente adotado em Buenos Aires, na Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo.

A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo. Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo é meu companheiro".

Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo, é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria. [1][2][3][4]

No Brasil, o dia do amigo é comemorado oficialmente em 18 de abril. Em 20 de julho é comemorado o dia da amizade, mas atualmente o país também vem adotando a data internacional. [5]

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_amigo

segunda-feira, 19 de julho de 2010

CHICO XAVIER

Que Deus não permita que eu perca o ROMANTISMO, mesmo eu sabendo que as rosas não falam.

Que eu não perca o OTIMISMO, mesmo sabendo que o futuro que nos espera não é assim tão alegre.

Que eu não perca a vontade de VIVER, mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, dolorosa...

Que eu não perca a vontade de ter grandes AMIGOS, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas...

Que eu não perca a vontade de AJUDAR as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda.

Que eu não perca o EQUILÍBRIO, mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia.

Que eu não perca a VONTADE de amar, mesmo sabendo que a pessoa que eu mais amo, pode não sentir o mesmo sentimento por mim...

Que eu não perca a LUZ e o BRILHO no olhar, mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo, escurecerão meus olhos...

Que eu não perca a GARRA, mesmo sabendo que a derrota e a perda são dois adversários extremamente perigosos.

Que eu não perca a RAZÃO, mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas.

Que eu não perca o sentimento de JUSTIÇA, mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu.

Que eu não perca o meu forte ABRAÇO, mesmo sabendo que um dia meus braços estarão fracos...

Que eu não perca a BELEZA e a ALEGRIA de ver, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha alma...

Que eu não perca o AMOR por minha família, mesmo sabendo que ela muitas vezes me exigiria esforços incríveis para manter a sua harmonia.

Que eu não perca a vontade de doar este enorme AMOR que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado.

Que eu não perca a vontade de ser GRANDE, mesmo sabendo que o mundo é pequeno... E acima de tudo...

Que eu jamais me esqueça que Deus me ama infinitamente, que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois.... a vida é construída nos sonhos e concretizada no amor!

(Chico Xavier)

domingo, 18 de julho de 2010

VOLTA ÀS AULAS


Recomeçar tudo, correria do acordar mais cedo a farda que nunca se encontra, o café da manhã que muitas vezes não é tomado porque...Estou atrasado. Mãe, cadê o livro de português? Deixei-o aqui...Xiiii, que chato!

A preparação sempre incomoda aos estudantes, que neste período costumaram a acordar mais tarde, assistir alguns filmes sempre é bom quando não se tem horário para acordar... E o msn? Nem me fale...Se os pais não controlam é o dia todo.

É necessário reorganizar cada ponto: os livros, cadernos e todo material que poderá ser usado neste retorno. Deixá-los em local separados , de acordo com o horário das disciplinas para que não seja pego de surpresa com desculpas não convincentes ao professor.

E que esta volta às aulas seja um Reencontro de novas alegrias, muitas conquistas e grandes realizações com muita aprendizagem.

Até -logo!
Profª Luiza Pinto Moura

SE O HOJE NÃO FOSSE BOM NÃO SE CHAMARIA PRESENTE

"O homem criatura que constrói história não pode repetir seu passado nem deixá-lo para trás"
(W.H. Auden (1907-1973), poeta americano nascido na Inglaterra, in Revista Caras)

sábado, 17 de julho de 2010

MOÇA BRANCA COMO A NEVE

Moça branca como a neve,

Tão branca quanta a neve

De cachinhos dourados

Moça branca como a neve

Primeiro sorriso que nos deu

Sabíamos seu valor

Moça branca como a neve

Essa é a nossa flor

Que nasceu no nosso jardim

Moça branca como a neve

Se for embora me leve

Mesmo que seja no coração

(Luiza Pinto Moura, Julho, 2010)


ME LEVE


Quando Você for-se embora
Moça branca como a neve
Me leve, me leve

Se acaso você não possa
Me carregar pela mão
Menina branca de neve
Me leve no coração

Se no coração não possa por acaso me levar
Moça de sonho e de neve
Me leve no seu lembrar

E se aí também não possa
Por tanta coisa que leve
Já viva em seu pensamento
Moça branca como a neve
Me leve no esquecimento
(Raimundo Fagner/ Ferreira Gullar)

sexta-feira, 16 de julho de 2010

DIA DO HOMEM 15 DE JULHO - PARABÉNS!






Há outros que lutam vários dias e são melhores;

Há aqueles que lutam vários anos e são excelentes;
Mas existem aqueles que lutam a vida inteira
esses são imprescindíveis
Bertold Brecht

O OUTRO

 O OUTRO  Muitas vezes Olho o outro com desdém  Mas se esse outro  Tem um pouco de mim Porque não percebo essa semelhança? Esse outro sou eu...