sexta-feira, 30 de julho de 2010

TEXTO JORNALÍSTICO - TELEJORNAL


1.0 PRODUÇÃO DE TEXTO PRA UM TELEJORNAL

1.1 Assista a alguns telejornais e observe como eles são apresentados, os tipos de notícias, o conteúdo e a sequência de cada uma. Registre por escrito tudo que você observou, pois essas anotações servirão para você fazer esta atividade.

1.2 Você já viu como se produz uma notícia, quais são suas partes essenciais e ainda, o tipo de linguagem empregada. Agora irá produzir texto para um telejornal.

a) Organize- se em grupo de três colegas

b) Leia com o grupo jornais, revistas recente e veja noticiários na televisão.Procure notícias a respeito de fatos ocorridos no exterior, da política, economia,ciência, variedades, esporte , educação.

c) Converse com os colegas sobre os conteúdos dessas notícias e troque ideias com outras pessoas, para que assim você possa chegar a uma conclusão do texto que vocês irão apresentar neste telejornal.Justificar

d) Anote o que for importante sobre o que você leu e viu.

e) O grupo deve se reunir e redigir, com base nessas anotações seis notícias curtas, que possam ser faladas em dois minutos cada uma no máximo. Lembre-se de empregar a variedade padrão e de redigir o texto na 3ª pessoa. A notícia deve responder às perguntas: o que ? - como? - quando? - onde? - por quê? - e - para quê?.

f) Refaça o que for necessário e organize com seus colegas os textos a serem apresentados.

g) Os textos devem ser divididos para cada componente do grupo ler em casa , várias vezes e em voz alta.

h) Ensaie a apresentação, lendo alternadamente os textos, na sequência adequada. A leitura deve ser clara em voz alta e firme. Dê expressividade às palavras, lendo com ênfase. Lembre-se também da postura durante a apresentação.

(Profª Luiza Pinto Moura)

Um comentário:

O OUTRO

 O OUTRO  Muitas vezes Olho o outro com desdém  Mas se esse outro  Tem um pouco de mim Porque não percebo essa semelhança? Esse outro sou eu...