terça-feira, 30 de outubro de 2012

É HALLOWEEN? NÃO.NO BRASIL É SACI PERERÊ - 31 DE OUTUBRO DIA DO SACI-PERERÊ


PRODUÇÃO TEXTUAL
1.0 Após leitura do Texto: BRUXA E SACI SOLTOS, publicado no Suplemento do Diario de Pernambuco, Diarinho, os alunos construíram os seguintes textos coletivos:

TEXTO I

O Saci se tornou popular no Brasil por causa da obra de Monteiro Lobato e também aparece nos quadrinhos de Chico Bento, personagem de Mauricio de Souza. Seu passatempo predileto é brincar com gente e até com animais. Em algumas cidades do interior, muitos atribuim algumas peripécias ao Saci. Segundo a lenda ele tem uma fama de assustar viajantes, esconder objetos e imitar sons para assustar os bois e cavalos no pasto. 
 Rafaele,
 João Victor,
 Deivid,
 Luzia.
 6ºB
 TEXTO II
O Saci tem a pele negra, tem um gorro na cabeça vermelho, um cachimbo na boca e se equilibra em um pé só, coloca sal na comida das mulheres. Além disso, faz brincadeiras e também é famoso por ser conhecido das plantas e florestas. É também popular. Às vezes para fazer brincadeiras vem fazendo coisas pelos sítios. É assim o Saci.
Arquiles
José Victor
José Zito
Igor Rafael
6º B
TEXTO III 
Era uma vez um menino moreninho de uma perna só que sempre usava cachimbo. Adorava pregar peças nas pessoas e animais. Dizia-se que era o Saci Pererê e para capturá-lo teria que  botá-lo numa garrafa e e tirar o o gorro dele.  No dia 31 de outubro comemoramos o dia do Saci Pererê.
Maria Erica
Andressa
Wislen
Rian Vinicius
6º A


TEXTO IV
No dia 31 de outubro é comemorado o Halloween e o dia do Saci Pererê. O Saci Pererê é um negrinho com uma perna só, e que  gosta de fazer travessuras amarrando os rabos dos cavalos. Ele fica com um gorro na cabeça e fuma um cachimbo e tira o feijão das panelas, rouba fumo, cachimbo e etc.
Pabhullo
André Matheus
Felipe
Tárcio
6ª A
TEXTO V 
O Saci Pererê, é um brincalhão, de uma perna só, gorro vermelho. É o guardião da mata, protetor dos animais, gosta de bagunçar de noite na casa das pessoas que moram nos sítios. Ele faz tranças nos rabos dos cavalos, derruba as panelas das pessoas. É muito extrovertido, gosta de fumar cachimbo e viver sorrindo pela  mata.
Gleidson
Igor
Angleyvison
Eduarlarne
6º B

TEXTO VI

O Saci Pererê era um menino que gostava de travessuras com as pessoas, para capturá-lo precisa-se de uma peneira, joga-se a peneira em cima dele enquanto ele esta no redemoinho. Tira-se a carapuça e coloca em uma garrafa de vidro até ele ficar mansinho e obedecer ao seu novo dono. Ele é o protetor da natureza. Para pegar alguma planta na floresta tem que pedir permissão a ele. E se ele deixar pode pegar, mas se ele não autorizar e você teimar e pegar ele fará alguma travessura com você.
José Guilherme
Anderson Rodrigo
Tácio Vinicius
6º B


BOM DIA!
p/ Profª Luiza Pinto Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O OUTRO

 O OUTRO  Muitas vezes Olho o outro com desdém  Mas se esse outro  Tem um pouco de mim Porque não percebo essa semelhança? Esse outro sou eu...