quarta-feira, 23 de março de 2011

PARAFRASEANDO A FORMIGA E A CIGARRA


Num mundo encantando havia um reino da república das formigas que trabalhavam sem parar, enquanto no alto de uma árvore havia uma cigarra que cantava todos os dias mais tinha apenas um slogan:" não precisa de dinheiro para ouvir meu canto" - e assim cantou por mais de vinte anos.

Chegou o inverno, chegou o verão e ela ali alegrando o campo com o seu canto. A formiga economizava o quanto podia, mas a cigarra não estava nem se preocupando, já fizera um plano de saúde, comia sempre que a bicharada permitia, e assim que aparecesse mais um alimento. O que poderia querer mais da vida?

Certo dia veio a doença... aqueles que ela alegrou por tanto tempo fecharam as portas. Não temos tempo, não temos tempo... A pobre Cigarra lembrou da amiga formiga foi a sua procura:

-Amiga formiga preciso da sua ajuda, a voz anda sumida, não posso mais cantar. você pode me ajudar?

- Infelizmente amiga, não tenho tempo, desculpe-me, mas preciso trabalhar...

A cigarra saiu a busca da sua saúde e pensou: Como fui boba! Se na juventude tivesse feito umas economias não precisava enfrentar a fila de espera para uma consulta médica. E agora, o que farei?

Mas no momento de angústia a bicharada lembrou que aquela criatura também os alegrara com seu canto quando todos estavam trabalhando ela também fora útil. Era cantora, fazia belas melodias...

- A formiga repensou sua vida, reviveu os bons momentos e foi ajudar sua amiga dando-lhe abrigo e todo seu corforto naquele casarão, no reino da república das formigas.

Alguns meses se passaram e a cigarra voltou a cantar alegrando a todos.E no reino da república das formigas a vida foi só alegrias e novas canções. Então elas viveram felizes para sempre, enquanto uma trabalhava cantando, a outra trabalhava ceifando cada folhinha que encontrava.

MORAL A juventude passa como um cavalo a galope. Cuide-se, pois um país que seus idosos não tem prioridade, vale mais um jovem precavido.

(Luiza Pinto Moura, Memórias, Março 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O OUTRO

 O OUTRO  Muitas vezes Olho o outro com desdém  Mas se esse outro  Tem um pouco de mim Porque não percebo essa semelhança? Esse outro sou eu...