sexta-feira, 23 de março de 2012

AS TRÊS PENEIRAS - MOMENTO DE REFLEXÃO




Olavo foi transferido de projeto. Logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe, saiu-se com esta:

- Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silvio. Disseram que ele... 

Nem chegou a terminar a frase o chefe, Juliano, apartou:
 
- Espere um pouco, Olavo. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?
 

- Peneiras? Que peneiras chefe?
 

- A primeira, Olavo, é a da
 VERDADE. Você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro? 

- Não. Não tenho. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram. Mas eu acho que...
 

E, novamente, Olavo é interrompido pele chefe:
 
- Então sua história já vazou a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira, que é a da
BONDADE. O que você vai me contar, gostaria que os outros falassem ao seu respeito? 

- Claro que não! Deus me livre, chefe! - Diz Olavo, assustado.
 
-Então, - continua o chefe- sua história vazou a segunda peneira. Vamos ver a terceira peneira, que é
 da NECESSIDADE. Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante? 

- Não chefe. Passando pelo crivo destas peneiras, vi que não sobrou nada do que eu iria contar.

Olavo foi  surpreendido:
 
- Pois é Olavo! Já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem essas peneiras?-Diz
 o chefe sorrindo. -Da próxima vez que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo dessas três peneiras: 
VERDADE - BONDADE - NECESSIDADE
, antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante, porque: 

Pessoas inteligentes falam sobre idéias! 
Pessoas comuns falam sobre coisas! 
Pessoas medíocres falam sobre pessoas!
(Autor desconhecido)

Às vezes nos deparamos com situações parecidas então, se calarmos fará com que nosso amigo entenda que naquele instante o silêncio prevaleceu...


Bom final de semana!
Muita Paz!
Luiza Pinto Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O OUTRO

 O OUTRO  Muitas vezes Olho o outro com desdém  Mas se esse outro  Tem um pouco de mim Porque não percebo essa semelhança? Esse outro sou eu...