terça-feira, 13 de março de 2012

DESABAFO DE UMA PROFESSORA - LUIZA PINTO MOURA

Além de salas superlotadas, a indisciplina que predomina... Crianças que acreditam que estão em um Jardim de Infância, as brincadeiras são constantes, as atividades inacabadas e a responsabilidade dos pais que fica a deriva.

Alguns pais apareceram no primeiro dia de aula, outros que nem se quer sabem em que turma seus filhos estudam... E a bola de neve está se formando.

Durante este ano fiquei com turmas de 6º e 7º anos, acreditem existe crianças  de 11 aos 15 anos em uma mesma sala. Alunos do 7º ano com palavrões, gestos obscenos. Hoje passo quase uma aula dando lições de vida para tentar explanar uma aula com dignidade.

As meninas dançando o “ENFICA” e os meninos dizendo tudo que passa nas mentes de aprendizes de uma geração sem controle e sem pudor. Então paro minha aula e trabalho tentando mantê-los calmos e mais informados sobre educação, sexualidade e ética. O que posso o que não posso... Qual tipo de comportamento deve ser usado para cada momento...e muito mais. Porém se na televisão, nas ruas, muitas vezes, até nos próprios lares eles tem esses comportamentos  (e convivência), como modificá -los? 

Quando inicie  minha carreira de professora perguntavam-me quanto tempo nós passávamos dando lições de vida, a resposta era no máximo 20 minutos. Hoje responderia mais de uma hora e não vejo um resultado que satisfaça. Meu Deus, que geração estará sendo formada para um tempo vindouro? Misericórdia, Senhor!

Ser professor é ter uma responsabilidade que não se compra não se vende, nem tão pouco se encontra com facilidade. Estes relatos são mínimos acontecimentos, de acordo com relatos que a Mídia apresenta todos os dias em nosso país ou mesmo no exterior.

Até o final do ano o compromisso é grande para transformá-los em protagonistas de um grande futuro, mas valerá apena!
Prof ªLuiza Pinto Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O OUTRO

 O OUTRO  Muitas vezes Olho o outro com desdém  Mas se esse outro  Tem um pouco de mim Porque não percebo essa semelhança? Esse outro sou eu...