quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

FILHOS SÃO COMO NAVIOS - IÇAMI TIBA


O grande ensinamento educativo é que a criança pode fazer simplesmente o que tem vontade, mas deve administrar essa vontade.

Quem ama, educa. E tem de educar a vontade para proteger e dar condições para que a criança cuide de sua própria segurança.

O lugar mais seguro para o navio ficar é no porto. Mas essa não é a finalidade para a qual foi construído, o mundo é pequeno.

Os pais são um porto seguro para seus filhos até que eles se tornem independentes. Embora possam pensar que o lugar mais seguro para às crianças é junto deles, os filhos devem ser preparados para navegar mar adentro, enfrentando bom e mal tempo para atingir seus objetivos. A criança deve ser educada e preparada para ser seu próprio porto seguro. Assim, o mundo também será pequeno para ela, porque mais amplos serão seus horizontes...

Nem sempre os navios vão para os lugares que seus fabricantes imaginaram. Ninguém pode garantir que caminho o filho vai seguir, mas seja onde for, deve levar dentro dele valores como : ética, humildade, humanidade, honestidade, disciplina e gratidão, dispondo-se a aprender sempre e transmitir o que puder com vistas a estabelecer relacionamentos integrais com todas as pessoas, independentemente de sua origem, cor, credo. e condições socioeconômicas e culturais.

O filho nasceu dos pais, mas é um cidadão do mundo.

(Içami Tiba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O OUTRO

 O OUTRO  Muitas vezes Olho o outro com desdém  Mas se esse outro  Tem um pouco de mim Porque não percebo essa semelhança? Esse outro sou eu...