segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

PROJETO DONINO NA TERRA DE VITALINO (Vivenciado com certeza)

Pernambuco tem muitas faces, muitas belezas
(Luiza Pinto Moura)


No Museu do Barro
No Portal as Professoras
Nossas alunas

Nossos Alunos
Agreste Water Park

Aqui só lazer



Este Projeto Apresentado a Profª. Daiana Moreira , no Gestar II, surgiu a três anos, porém não havia sido registrado por escrito, mas por incentivo de algumas colegas de trabalho e mesmo da professora formadora, resolvi escrevê-lo e públicá-lo.
Alunos da Escola Professor Donino foram a Caruaru, numa chamada aulas- passeio, foram pesquisar a cultura do barro existente em Caruaru, com exclusividade o arsenal do Mestre Vitalino e a vida e Obra de Luiz Gonzaga.As pesquisa foram apresentadas na Escola, à professora Luiza Pinto Moura, teve muito para não acontecer, mas nossos alunos e pais foram os patrocinadores, então foi um sucesso total.

Após pesquisass os alunos, mães e professoras foram ao Agreste Water Park, como forma de confraternização e comemoração, pelo êxito dos trabalhos. Neste, ano 2007, foram alunos, algumas mães , professoras Rejane Aparecida, Josivania Rodrigues e Luiza Pinto Moura.Agora, em 2008, contamos com as professoras Luciangela e Elisângela, em 2009, Professoras Janaina Moreira, Marta Soares, Cida França(Escola João Monteiro) e Cidiane Almeida( da Rede Municipal). Estas colaboradoras, acreditaram que seria possível fazermos este trabalho coletivo. Obrigada, carissímas, amigas!

JUSTIFICATIVA DO PROJETO

Às viagens se concentraram e concentrarão com destino a Caruaru (PE), onde é possível aliar Turismo e divertimento, ao aprendizado. Espaços dotados de diversas áreas verdes e Museus que buscam desenvolver o espírito crítico como leitor de diversos registros lingüísticos, porém tendo oportunidades de vivenciar situações como o simples fato de arrumar uma mochila, compartilhar o alimento, se organizar em grupos, assumindo o papel de protagonista do seu conhecimento, compartilhando e socializando saberes.

Na Terra do Mestre Vitalino ( Caruaru – PE) visita ao Museu do Barro - Estudando a vida e obra do grandioso Luiz Gonzaga, do Mestre Vitalino e a cultura local, City-Tour pelas Avenidas da Cidade e o tão esperando momento o Alto do Moura, momento de mais Cultura e aprendizado, com os artesões deste espaço. É chegada a hora de levar aquela lembrancinha para casa.

No passeio ao Agreste Water Park, oportunidade de participar de um Pic-nic , Pesque e Pague, Passeio à cavalo e charrete, jogo de futebol, banho de piscinas , sorveteria e muitas alegrias. No Agreste Water Park é pura adrenalina. É só Lazer!

Retornando ao ambiente escolar momento de organizar e demonstrar este aprendizado nos mais diferentes registros: leitura diversificadas, jograis, músicas, produções artísticas, busca na Internet e outros.


OBJETIVOS DAS NOSSAS AULAS-PASSEIO

Promover momentos de lazer e confraternização por meios de vivências lúdicas, onde tem tudo a ver com aprendizado, experiências de vida e cidadania.

Ler diferentes registros ligados ao contexto cultural e Social.

Aprender, fazendo, pesquisa de campo, com relatos do que viu, ouviu e sentiu dentro do contexto cultural.

Aprender e trocar informações, como comportar-se em ambientes longe de casa e fora da ESCOLA.

Ter oportunidade de viajar sozinho, pela primeira vez, descobrindo outros horizontes.

Ser companheiro de muitos caminhos e muitas jornadas, dando ênfase ao Projeto Pernambuco conhece Pernambuco.

Realizar uma visita a um Parque Aquático, usufruindo de momentos de lazer e descontração.

PÚBLICO - ALVO

Alunos do Ensino Fundamental II
(sextas e oitavas séries -7º e 9º anos)

Alunos da Escola Professor Donino

Alunos do BRASIL

CRONOGRAMA

As aulas-passeio aconteceram e acontecerão de Outubro a Novembro, com as referentes coletas de dados.


Na segunda semana ao dia 13 de Dezembro, data oportuna, aniversário de Luiz Gonzaga e dia do Forró, dar-se-á, a Culminância do Projeto, no espaço escolar.

AVALIAÇÃO

Dar-se-á através da observação da participação e apresentações dos alunos na execução das atividades propostas.

"LEVE OS SEUS ALUNOS, A SUA TURMA, VALE A PENA!"

“Tudo vale a pena, se a alma não é pequena.”
(Fernando Pessoa)

Um comentário:

  1. Se todos os professores da area publica fossem iguais a você , como seria proveitoso os momentos de aula de nossos filhos , mas infelizemente igual a você existe um em um milhão , você é um profissional em extinção. Contiune assim pois é de pessoas assim que o Brasil precisa .Ah! Se todos fossem iguais a você. . . . Cláudia Cabral.

    ResponderExcluir

O OUTRO

 O OUTRO  Muitas vezes Olho o outro com desdém  Mas se esse outro  Tem um pouco de mim Porque não percebo essa semelhança? Esse outro sou eu...