terça-feira, 6 de abril de 2010

QUE SAUDADES DA PRIMEIRA PROFESSORA

A Educação hoje é motivo de escárnio e desmoralização por aqueles que não querem seguir uma vida decente e organizada. Professores são desrespeitados , apelidados e muitas vezes agredidos , não só verbalmente, mas fisicamente. É a Lei do Cão.

Alguns jovens delinquentes que vão para escolas muitas vezes apenas para mostrarem seu poder de ameaças ou em alguns casos para repassarem ou venderem " o bagulho". Os pais não aguentam e usam as escolas como reformátorios ou depósitos por algumas horas.

O professor é recebido como velho, arcaico e muitas vezes como chatos por não faltarem nem um dia, por não deixá-los sem aulas. E hoje os principais jornais mostravam o caso da diretora que foi agredida por uma mãe porque a chamara para falar das coisas erradas que o filho dela acabara de praticar na escola. Então a escola deve ser submetida a todo tipo de ato de vandalismo. Mas os governantes, por que não criam leis que possam punir os pais e filhos agressores?

A mídia publica as agressões de uma mãe contra uma diretora na escola. Aos poucos , isso vai tornando-se banal, então tem que haver uma solução...Sabemos que há muitos problemas, mas...na realidade, os pais deveriam serem responsáveis pela Educação dos seus filhos, fora da escola, mas também em parte dentro dela. A incumbência está ficando a disposição das escolas, tornando os professores: psicólogos , pai , mãe, merendeiras...

Parafraseando o cantador:"Eu quero, mas não quero, filho meu na função...PROFESSOR". Em mais alguns anos será o cargo em extinção. O sálario não compensa e os resultados muito menos.

Os primeiros professores na vida de uma criança são os pais. Nenhum estudante chega na escola como uma folha de papel em branco. Todos chegam com um conhecimento prévio da escola chamada VIDA e o que precisam é de amparo dos familiares e educação preliminar como respeito e valores morais.

Que saudade da primeira professora! Essa, sim sabia de todos os pontos fortes na Educação. Não era letrada, mas tinha um conhecimento sublime, esta era a minha mãe... bastava um olhar para que entendêssemos todas as letras e nada de trazer reclamação de escola. Assim aprendíamos que dois mais dois são quatro.

O que está faltando na Educação é o compromisso dos pais ou responsáveis por esses jovens estudantes.

(Luiza Pinto Moura)

Um comentário:

  1. É mesmo Luíza, está faltando compromisso da família para com os seus filhos.
    Não sabemos até quando, ou como vai ficar, porque está cada vez mais difícil ser professor (a). Como fala a nossa amiga Ranúsia somos sofressores.

    Um abração

    Ivanilda Lima

    ResponderExcluir

O OUTRO

 O OUTRO  Muitas vezes Olho o outro com desdém  Mas se esse outro  Tem um pouco de mim Porque não percebo essa semelhança? Esse outro sou eu...