terça-feira, 2 de agosto de 2011

BDE E PROFESSOR ITINERANTE. O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?


Os professores itinerantes apareceram como vespas, entrando e saindo dos nossos espaços e eram polivalentes, mesmo sem uma preparação pedagógica, mesmo sem planejamento eles estava ali... Dizendo serem nossos substitutos.

Além de não mencionar que nas mesmas escolas professores receberam o BDE diferenciados e o professor itinerante recebendo muito mais dos que os demais. Motivo justificados que estão lotados nas GREs. Pasmem!

No ano passado quando cheguei a Escola, tinha um jovem professor que juntara duas turmas de oitava séries em uma mesma sala, para "dar aula". Prontamente o questionei qual o motivo daquela aula diferenciada. E a resposta: Estou substituindo a Profª Luiza. Retruquei Caro, professor, Profª Luiza sou eu... (Eu, que quando faltava compensava faltas, que sempre estivera presente na Escola em todos os Eventos e momentos. Logo eu, professor?)

Na manhã seguinte ele estava lá. Profª estou substituindo à senhora (parecia mais uma brincadeira de escolar). Fotografei-o no evento. Não seja por isso Profª, a senhora pode ter mandado fotografar. Imediatamente o abracei e pedi à aluna que nos fotografasse. E ele sorridente: A senhora é demais.

As escolas pareciam mais Quermesse eram professores itinerantes pra todos os lados. Experientes? Alguns recém-formados que almejavam serem professores e o Governo havia lançado a oportunidade. Gente mais de um contrato, se atropelando pelos corredores das Escolas.Outros que a muito deram os nomes nas GREs para assumirem contratos temporários. Esses foram os Professores itinerantes do Estado de Pernambuco.

Talvez por isso meu BDE foi apenas R$ 781,00, enquanto a maioria dos meus colegas receberam R$ 1.041,00. Fiquei três meses de licença-prêmio e sou castigada no BDE. Mas como calcular esse BDE? Realmente a versão para o BDE é autêntica:

BDE (Bônus para Desencantar Educadores)

1 ( UM PROFESSOR ITINERANTE)

O ano de 2010 foi o ano do Itinerante. Mas onde foram para esses professores? Professores rotativos são os melhores? Assim não tem com argumentar. Basta!

Senhores Dirigentes desse Estado, desse país, Educação é coisa séria!

Profª Luiza Pinto Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O OUTRO

 O OUTRO  Muitas vezes Olho o outro com desdém  Mas se esse outro  Tem um pouco de mim Porque não percebo essa semelhança? Esse outro sou eu...