quinta-feira, 25 de agosto de 2011

CUMADE FULOZINHA É NORDESTINA, SEU DOUTOR


Cumade Fulozinha é uma personagem mitológica do Nordeste brasileiro, o espírito de uma cabocla de longos cabelos, ágil, que vive na mata protegendo a natureza dos caçadores, e gosta de ser agradada com presentes, principalmente mingau, fumo e mel.

Os camponeses acreditavam que era uma moça muito bonita, a qual eles chamavam de Cumade Fulozinha e que ficava brava se eles praticassem alguma malvadeza as plantas, aos animais e as crianças.

Sempre no caminho do roçado ela estava lá de plantão para ver qual deles estaria fazendo o serviço certo: Preservando e cultivando a terra para que ela pudesse dar bons frutos e a colheita fosse de muita fartura.

Outros contavam que ela ficava fazendo nós em crina e rabo de cavalo, que ninguém consegue desfazer, somente ela, se for agradada com fumo e mel, enquanto observava cada movimento.

Tinha homem que se borrava todo de medo de encontrá-la. Cumade Fulozinha, essa é Nordestina de muito brio, se cuide pois ela está na espreita.

(Luiza Pinto Moura, Recontando Lendas, 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O OUTRO

 O OUTRO  Muitas vezes Olho o outro com desdém  Mas se esse outro  Tem um pouco de mim Porque não percebo essa semelhança? Esse outro sou eu...