sábado, 20 de agosto de 2011

IMAGINE - POEMA DA PAZ - INTERTEXTUALIDADE




1.0 Ouça a música

Imagine

Imagine there's no heaven
It's easy if you try
No hell below us
Above us only sky
Imagine all the people
Living for today

Imagine there's no countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion too
Imagine all the people
Living life in peace

You may say
I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day
You'll join us
And the world will be as one

Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A brotherhood of man
Imagine all the people
Sharing all the world

You may say,
I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day
You'll join us
And the world will live as one
(John Lennon)

Imagine

Imagine que não há paraíso
É fácil se você tentar
Nenhum inferno abaixo de nós
Acima de nós apenas o céu
Imagine todas as pessoas
Vivendo para o hoje

Imagine não existir países
Não é difícil de fazê-lo
Nada pelo que lutar ou morrer
E nenhuma religião também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz

Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu tenho a esperança de que um dia
você se juntará a nós
E o mundo será como um só

Imagine não existir posses
Me pergunto se você consegue
Sem necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade de humana
Imagine todas as pessoas
Compartilhando todo o mundo

Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu tenho a esperança de que um dia
Você se juntará a nós
E o mundo será um só

POEMA DA PAZ

0 dia mais belo? Hoje
A coisa mais fácil? Equivocar-se
O obstáculo maior? 0 medo
0 erro maior? Abandonar-se
A raiz de todos os males? 0 egoísmo
A distração mais bela? 0 trabalho
A pior derrota? 0 desalento
Os melhores professores? As crianças
A primeira necessidade? Comunicar-se
0 que mais faz feliz? Ser útil aos demais
0 mistério maior? A morte
0 pior defeito? 0 mau humor
A coisa mais perigosa? A mentira
0 sentimento pior? 0 rancor
0 presente mais belo? 0 perdão,
0 mais imprescindível? 0 lar
A estrada mais rápida? 0 caminho correto
A sensação mais grata? A paz interior
0 resguardo mais eficaz? 0 sorriso
0 melhor remédio? 0 otimismo
A maior satisfação? 0 dever cumprido
A força mais potente do mundo? A fé
As pessoas mais necessárias? Os pais
A coisa mais bela de todas? 0 amor
(Madre Tereza de Calcutá)

2.0 TRABALHANDO COM OS TEXTOS.

2.1 O professor ditará o poema e seus alunos darão as respostas, de acordo com as perguntas. Em seguida o Poema original será apresentado e feito análise das respostas

2.2 Procure ouvir o DVD que tenha a música Imagine (pode ser com parceria do professor de inglês ) leve o grupo a cantá-la várias vezes. Depois eles entoarão em voz alta tipo jogral à tradução e também o Poema pela paz.

2.3. Ouvindo a letra da música, forme grupos para que construam painéis que possam representar a PAZ. Em seguida serão apresentados ao grande grupo.

2.4 Faça mais uma atividade com as seguintes questões:

2.4.1 O que a letra da música e o poema têm em comum? O que eles têm de diferentes?
2.4.2 O que podemos fazer pra sermos condutores da Paz?
2.4.3 Reescreva o poema da paz, substituindo as respostas da autora por suas ideias em relação à vida e ao mundo.( Pode ser substituído pelo Atividade 1.1)

2.5 Leve as imagens de John Lennon e de Madre Tereza de Calcutá para sala. Instigue-os a pesquisaram a bibiografia de ambos. E outros fatos marcantes dessa época.

Essa atividade é da minha autoria, modéstia à parte, é por demais interessante foi testada e aprovada com muito êxito.Vale a pena conferir. Boa sorte, bom trabalho!

Profª Luiza Pinto Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O OUTRO

 O OUTRO  Muitas vezes Olho o outro com desdém  Mas se esse outro  Tem um pouco de mim Porque não percebo essa semelhança? Esse outro sou eu...