domingo, 22 de agosto de 2010

GÊNERO TEXTUAL : CORDEL

O Cordel é uma atividade de contar histórias que vem desde a Idade Média e, no Brasil é muito mais difundido na Região Nordeste do que em outras partes.

O nome CORDEL teve origem em Portugal, na Idade Média, porque os folhetos ficavam pendurados por cordões ou barbantes, em exposição. O mesmo hábito - e nome - continuou nas feiras do Nordeste brasileiro, onde ao mesmo tempo que os folhetos são vendidos, os versos são declamados.

Nesses textos. um narrador, geralmente anônimo, conta suas experiências para transmitir um ensinamento moral, uma sugestão de vida. O anonimato foi uma característica histórica que ao longo do tempo foi se perdendo e hoje não é mais relevante.

(Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa. Caderno de Teoria e Prática 3 .TP 3. Gêneros e Tipos Textuais. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, pág. 76, 2008.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O OUTRO

 O OUTRO  Muitas vezes Olho o outro com desdém  Mas se esse outro  Tem um pouco de mim Porque não percebo essa semelhança? Esse outro sou eu...