Numa luta de gregos e troianos
Por Helena, a mulher de Menelau
Conta a história de um cavalo de pau
Terminava uma guerra de dez anos
Menelau, o maior dos espartanos
Venceu Páris, o grande sedutor
Humilhando a família de Heitor
Em defesa da honra caprichosa
Mulher nova, bonita e carinhosa
Faz o homem gemer sem sentir dor
Alexandre figura desumana
Fundador da famosa Alexandria
Conquistava na Grécia e destruía
Quase toda a população Tebana
A beleza atrativa de Roxana
Dominava o maior conquistador
E depois de vencê-la, o vencedor
Entregou-se à pagã mais que formosa
Mulher nova bonita e carinhosa
Faz um homem gemer sem sentir dor
A mulher tem na face dois brilhantes
Condutores fiéis do seu destino
Quem não ama o sorriso feminino
Desconhece a poesia de Cervantes
A bravura dos grandes navegantes
Enfrentando a procela em seu furor
Se não fosse a mulher mimosa flor
A história seria mentirosa
Mulher nova, bonita e carinhosa
Faz o homem gemer sem sentir dor
Virgulino Ferreira, o Lampião
Bandoleiro das selvas nordestinas
Sem temer a perigo nem ruínas
Foi o rei do cangaço no sertão
Mas um dia sentiu no coração
O feitiço atrativo do amor
A mulata da terra do condor
Dominava uma fera perigosa
Mulher nova, bonita e carinhosa
Faz o homem gemer sem sentir dor
(Amelinha)
1) O poema, em cada estrofe, desenvolve histórias que são argumentos para uma ideia fixa.Qual é essa ideia?ATIVIDADES
2) Vocês acham que alguns dos adjetivos do título refrão é dispensável, na composição do poeta?
3)Que tipo de homem o poeta apresenta? qualidades são enfatizadas?
4) Vamos estudar agora os versos, organizados em 4 estrofes.
a) A métrica dos versos é regular?
b) As estrofes são regulares?
c) Qual é o esquema de rimas?
5) O que vocês acharam da linguagem do poema? Há vocábulos desconhecidos de vocês? Nesse caso, são desconhecidos porque são regionais? Ou são apenas poucos usados?
6) Como vocês podem observar por esse poema, é um engano, pensar que o cordelista é pessoa inculta. Nem sempre a falta de escola quer dizer falta de leitura e desconhecimento de páginas da história e da mitologia. Otacílio Batista Patriota nos fala de episódios da história universal recheados,em muitos casos, pelos séculos de tradição oral
Dividam -se em grupos e procurem pesquisar:
a) As histórias do Cavalo de Tróia, de Alexandre, o Grande; e de lampião. Procurem enfatizar os dados que confirmem o refrão deste poema.
b)As razões pelas quais ele cita Cervantes. O ponto de partida, nesse caso, é sua obra Dom Quixote, onde aparece uma figura feminina importante.
Além dos professores de Literatura, podem ajudá-los os professores de de História. A Internet pode ajudar também. Tragam para apresentar às informações obtidas. Se possível, tragam imagens para tornar suas exposições mais interessantes ainda
(Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa. Caderno de Teoria e Prática 3 .TP 3. Versão do Aluno. Gêneros e Tipos Textuais. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, pág. 53 a 55, 2008.)
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